Sexta-feira à noite, o ritual de sempre. Uma vez mais, o Maisfutebol esteve no ar, na TVI24, para falar de futebol naquele registo tão próprio. E falou-se muito, com os comentadores João Vieira Pinto, Pedro Ribeiro, Nuno Madureira e Tomaz Morais às ordens da apresentadora Cláudia Lopes.

O destaque da noite foi, naturalmente, João Vieira Pinto, que passa a integrar o painel de convidados em substituição de Toni. Mas o programa foi recheado de bons momentos, a começar com o «Esta é Boca». Aprígio Santos recebeu o prémio da frase mais sincera da semana, ao reconhecer estar «farto» de apresentar treinadores, na cerimónia de boas-vindas a Mozer (boa sorte Carlos!)

Mas a surpresa da emissão foi um vídeo revelado por Pedro Ribeiro. Nele, pode ver-se Carlos Mozer banhado em lágrimas enquanto agradece ao Flamengo e a Zico. Imagens históricas, seja qual for o ângulo de abordagem às mesmas.

Por entre uma camisola do U. Leiria oferecida ao telespectador/leitor mais rápido e a recordação de uma falha comunicacional de Jorge Jesus, lá avançámos na emissão. Recordámos quais são as equipas invencíveis no nosso mapa futebolístico e falámos sobre a primeira derrota do F.C. Porto na época 2010/11. Ora, por isso mesmo, Anselmo caça-dragões teve o seu tempo de antena. Mais do que merecido.

Num tom mais sério, trouxe-se para cima da mesa a discussão sobre a problemática do aproveitamento do futebolista nacional. João Vieira Pinto elogiou o bom exemplo dado pelo Rio Ave e falou sobre o posicionamento dos empresários, lembrando uma história a envolver Paíto (ex-jogador do Sporting). Em Alvalade sublinhou-se a entrada de José Couceiro e a frase com dedicatória de Paulo Sérgio.

Na fase final fizemos uma retrospectiva sobre 2010, com a apresentação da equipa ideal da Liga e com o melhor onze internacional.

E para uma despedida em beleza, anunciámos o melhor «Bola na Barra» de 2010. A votação foi esclarecedora: ninguém nos tira da cabeça o nosso Nakamura!