Nem a estreia de Emmanuel Adebayor, uma das grandes transferências de Verão, impediu o Manchester City de sair vergado a nova derrota na digressão sul-africana de pré-temporada. Depois do desaire com o Orlando Pirates, no início da semana, seguido de uma vitória magra sobre os Kaizer Chiefs, os sky blues perderam a decisão do torneio Vodafone Challenge no Loftus Stadium, novamente perante os Kaizer Chiefs, que venceram a desforra graças a um tento de Ntuka, no final da primeira parte.
Com Robinho no banco (só entrou aos 57 minutos, para tentar dar a volta ao resultado), o Manchester City apostou na dupla Petrov-Adebayor para animar o jogo ofensivo, mas acabou por ser traído por uma desatenção defensiva na sequência de um canto.
Na segunda parte, Adebayor deu mostras de algum atraso na preparação, falhando duas oportunidades antes do apito final, que selou a segunda derrota em três jogos para o City. Assim, apesar dos reforços sonantes (recorde-se que o clube assegurou também a contratação de Gareth Berry, e do argentino Carlos Tevez, não utilizado) continuam as interrogações sobre a real consistência competitiva de uma equipa que pretende intrometer-se na luta pela Premier League com os quatro gigantes, Manchester United, Liverpool, Chelsea e Arsenal.