Uma manifestação em São Paulo contra o Mundial 2014 no Brasil acabou por resultar em atos de violência e muitas detenções. A polícia perseguiu homens mascarados que se terão infiltardo na manifestação e cometido depois atos de vandalismo.

Várias ações foram marcadas para este sábado no Brasil para protestar contra os gastos com o Campaonato do Mundo. As manifestações tinham um objetivo pacífico, mas, em São Paulo, o protesto que começou por volta das 17:00 (19:00 em Portugal) degenerou em grande violência.

A Polícia Militar do Brasil informou, segundo o «Globo», que entre os cerca de 2.500 manifestantes estavam pessoas mascaradas desde o início do protesto.

Manifestantes e polícias envolveram-se em confrontos e vários grupos dispersaram-se depois para vários pontos da cidade. Uma agência de um banco foi vandalizada, um carro foi incendiado e um carro da polícia também danificado.

A polícia disparou balas de borracha e isolou a área circundante a um hotel para onde terão fugido manifestantes. As últimas infiormações deram conta da detenção de 108 pessoas.

[artigo atualizado às 00.24]