«Independentemente do resultado, espero que no final do jogo, tanto a Académica como o Desportivo das Aves, não tenham de vir à sala de imprensa lamentar-se do desempenho da arbitragem.» É com este estado de espírito que Manuel Machado encara o jogo deste domingo, frente à equipa do prof. Neca, depois de ter criticado o trabalho de Hélio Santos, após o encontro da última jornada, em Paços de Ferreira.
O treinador dos «estudantes» não quer desviar-se do essencial - conquistar a primeira vitória da época - , frente a um adversário que tem tido um percurso semelhante ao da sua equipa, embora considere que esta fase da prova ainda não permite tirar conclusões . «Até ao 7º ou 8º lugar, uma vitória ou derrota pode inverter facilmente as posições. Tem havido grande nivelamento. Só quando estiverem decorridos os primeiros 10 jogos será possível fazer uma espécie de balancete», defende Manuel Machado.
O treinador da Académica apenas atribuiu um ligeiro favoritismo à Briosa pelo factor-casa, «embora pouco tenha trazido até agora», como o atestam as duas derrotas e um empate em três jogos entre portas. De qualquer forma, o técnico acredita que a equipa «já evoluiu o suficiente para ter o seu trabalho espelhado nas vitórias» e espera que seja o «amigo pessoal», Manuel Gomes, vulgo Neca, a pagar a factura dos maus resultados.
Alterações à vista
A 48 horas de receber o Desp. Aves, Manuel Machado voltou a dirigir uma sessão à porta fechada. Sem poder contar com Litos, Lino e Pavlovic, todos castigados, o técnico terá forçosamente de promover pelo menos duas alterações em relação ao jogo com o P. Ferreira, para suprir, justamente, as ausências daqueles dois últimos jogadores, ambos expulsos na Capital do Móvel. À partida, Vítor Vinha e Paulo Sérgio serão os mais fortes candidatos a ocupar as vagas em aberto - já o fizeram ontem, frente ao Feirense -, mas o facto de a equipa do prof. Neca actuar com dois avançados pode implicar uma mudança de figurino táctico, com a aposta em três centrais: Danilo, Kaká e Medeiros, este de regresso após cumprir suspensão disciplinar
Quando a lesionados, apenas Nestor Alvarez consta do boletim clínico divulgado hoje, embora Manuel Machado tenha acrescentando o nome de Estevez no rol de jogadores que ficarão, seguramente, fora da convocatória. Já Pedro Roma, de acordo com o treinador, está «operacional». O jogo deste domingo, entre academistas e avenses, encerra a particularidade de colocar frente-a-frente duas das três equipas da Liga que ainda não conseguiram vencer qualquer partida.