O Manchester United venceu fora o Queens Park Rangers por 0-2, neste domingo, na 16ª jornada da Premier League, e subiu, provisoriamente, à liderança.

Logo no primeiro minuto, Wayne Ronney lançou o ataque com Valencia, recebeu o cruzamento do equatoriano e bateu de cabeça Cerny para um arranque fulgurante dos «red devils», naquele que foi ainda o seu 12º golo no campeonato.

Na segunda parte, aos 56 minutos, Carrick aproveitou uma «oferta» de Joey Barton para fazer o segundo. A jogada foi toda do médio inglês, que num sprint desde o meio-campo estreou-se a marcar na liga inglesa.

O Manchester United podia ter chegado ao intervalo com uma vantagem mais volumosa, mas encontrou em Cerny um grande opositor. Em duas jogadas praticamente seguidas, o guarda-redes checo, de 37 anos, negou dois golos aos visitantes.

Depois de Evans ter acertado na trave, aos 28 minutos, na resposta a um canto de Nani, o guarda-redes do QPR negou no minuto seguinte o 0-2 a Phil Jones, que surgiu isolado na sua frente (o defesa alinhou no meio-campo), após passe de Ronney. Aos 30, mais um cruzamento de Nani a chegar à área, Rooney fez o primeiro remate para alívio da defesa e na recarga Valencia não conseguiu bater Cerny, com uma defesa fantástica do checo.

Em cima do descanso, o QPR podia ter empatado, mas Helguson, na cara de De Gea, não chegou a tempo do cruzamento bem medido de Bothroyd.

No segundo tempo, já depois do 0-2, Evans voltou a acertar no poste, após um cruzamento de Rooney, mas tal como no primeiro também os «londrinos» desperdiçaram. Aos 75 minutos, DJ Campbell, de primeira, atirou por cima da trave da baliza de De Gea.

Em disputa nesta ronda está o primeiro lugar do campeonato e a missão foi, para já, cumprida pelo Manchester United, que atirou o City para o segundo posto, ao somar a terceira vitória seguida. O rival de Manchester recebe mais tarde o Arsenal e tem apenas menos um ponto que o United.

Equipa do ManUtd:

De Gea; Smalling, Evans, Ferdinand e Evra; Valencia, Phil Jones, Carrick e Nani (Ashley Young, 88); Rooney (Giggs, 78) e Welbeck (Javier Hernandez, 63)

CLASSIFICAÇÃO DA PREMIER LEAGUE

Resultados e marcadores da 16ª jornada:

Sábado

Blackburn Rovers-West Bromwich, 1-2

(Dann, 72) (Morrison, 52; Odemwingie, 89)

Everton-Norwich, 1-1

(Osman, 81) (Holt, 28)

Fulham-Bolton, 2-0

(Dempsey, 32; Ruiz, 34)

Newcastle-Swansea, 0-0

Wolwerhampton-Stoke, 1-2

(Hunt, 17, gp) (Crouch, 70; Doyle, 58, pb)

Wigan-Chelsea, 1-1

(Jordi Gomez, 88) (Sturridge, 59)

Domingo

Queens Park Rangers-Manchester United, 0-2

(Rooney, 1; Carrick, 56)

Aston Villa-Liverpool

Tottenham-Sunderland

Manchester City-Arsenal