Se orçamentos ganhassem jogos, mais valia ao F.C. Porto nem ir a Manchester. Os red devils são um dos emblemas mais reconhecidos no planeta e uma poderosa máquina de marketing e merchandising. Há quem diga até que o clube de Old Trafford tem cerca de 150 milhões de adeptos espalhados pelo mundo, da Ásia à América do Sul.

Tudo isto permite ao ManUtd ostentar um orçamento a rondar os 328 milhões de euros por temporada. Um valor que esmigalha os 80 milhões investidos esta época pelo F.C. Porto no seu plantel profissional.
Por força da conquista da Liga dos Campeões em 2008, as receitas do Manchester United aumentaram 45 milhões de euros na última temporada. Estes proveitos advêm de inesgotáveis fontes de lucro.
O Estádio de Old Trafford, por exemplo, está sempre esgotado e chega a ter bilhetes à venda pelo preço de 263 euros; os patrocínios são brutais e a famosa AIG paga à volta de 56 milhões para ter a sua marca impressa nas camisolas da equipa; a finalizar, temos ainda de falar sobre os valores das receitas televisivas, das fortes campanhas de marketing e das visitas guiadas ao interior de Old Trafford [ver peça à parte].
Ao longo do ano, são quase 300 mil os que visitam o mítico «Teatro dos Sonhos». Cada um deles paga um ingresso de 12 euros para uma viagem inesquecível ao coração de um dos mais carismáticos clubes do mundo. Por isso, apesar do fortíssimo investimento efectuado, o Manchester United é mais do que nunca um clube com uma liquidez invejável.

Para o F.C. Porto, ainda bem que os orçamentos ainda não ganham jogos. Mas ajudam. Os números do ManUtd impressionam qualquer um.