Vantagem para o Manchester United no primeiro duelo oficial da época daqueles que voltam a adivinhar-se como os dois grandes rivais de Inglaterra. Os «red devils» venceram o Chelsea por 3-1 e levaram a «Community Shield», a Supertaça inglesa. Com golos de duas jovens promessas: o equatoriano Valencia e o mexicano «Chicharito» Hernandez, feliz na estreia oficial pelo ManUtd.

Recorde o AO MINUTO do Chelsea-ManUtd

Com Cech lesionado, Carlo Ancelotti apostou em Hilário para a baliza do Chelsea. Paulo Ferreira também ganhou lugar no «onze», Ricardo Carvalho não saiu do banco. Do lado do Manchester United, Nani começou a suplente e entrou ao intervalo, a tempo de fazer a assistência para o terceiro golo, que acabou com o jogo.

Ferguson: elogios para os novos e Scholes, mistério por Ozil

Num confronto de alto nível, entre dois velhos conhecidos, podia-se esperar futebol de qualidade, mas não muito espaço para grandes surpresas. Assim foi. O encontro correu sob o signo do respeito, à espera que alguém furasse o equilíbrio.

Chelsea: mais «duas ou três semanas» para o regresso de Bosingwa

Não houve muitas oportunidades, durante a primeira parte o maior destaque foi para dois cabeceamentos de Ivanovic, a ameaçar a baliza de Van der Sar. Depois, aos 42m, aconteceu um desses momentos de desequilíbrio. Grande passe de um grande Scholes para Rooney. Assobiado no início do encontro depois de um Mundial falhado, tal como os outros internacionais ingleses, o avançado sobe pela direita, Valencia foge para o centro e recebe, para bater Hilário.

Na segunda parte, Ferguson aproveitou para gerir a equipa e a forma de alguns jogadores, ainda na recta final de uma pré-época a seguir ao Mundial. Fez entrar Hernandez (na camisola está escrito Chicharito), Berbatov e Nani. Saiu-lhe mesmo bem.

O Chelsea regressou do balneário com mais iniciativa, mas foi o Manchester United quem voltou a marcar. Agora Valência assistiu Chicharito, que selou a estreia com um golo estranho. Rematou, depois a bola bateu-lhe no corpo e entrou.

Parecia tudo resolvido, mas o Chelsea não desistiu. O golo aconteceu mesmo, marcado por Kalou, de recarga, aos 84m. Os «Blues» ainda acreditaram, insistiram. Também baixaram a guarda e Nani aproveitou. Já em cima dos 90 minutos, o português percebeu a descompensação da defesa do Chelsea e fez um passe em contrapé para Berbatov, que aproveitou a antecipação de Hilário e bateu a bola por cima do guarda-redes português. 3-1, em Inglaterra a primeira festa é vermelha.

Foi a 18ª vitória na Supertaça para o Manchester United, que até chegou aqui graças a uma decisão admnistrativa: como o Chelsea foi campeão e ganhou a Taça, foi a Federação quem decidiu o adversário e escolheu o segundo classificado da Premier League. Uma curiosidade final: nos últimos cinco anos, só por uma vez o vencedor da Community Shield não ganhou o título inglês no final dessa época.

Ficha do jogo

Supertaça de Inglaterra (Community Shield)

Estádio de Wembley, em Londres

Chelsea: Hilário, Paulo Ferreira (Bruma, 80m), Ivanovic, Terry, Ashley Cole (Zhirkov, 80m), Essien, Lampard, Mikel (Drogba, 60m), Kalou, Anelka (Sturridge, 60m), Malouda (Benayoun, 75m).

Manchester United: Van der Sar, OShea, Jonathan Evans, Vidic, Fábio da Silva (Smalling, 71m), Valencia, Scholes (Giggs, 80m), Carrick (Fletcher, 80m), Park (Nani, 46m), Owen (Berbatov, 46m), Rooney (Hernandez, 46m).

Golos: 0-1, por Valência, 42m; 0-2, por Hernandez, 77m; 1-2, por Kalou, 84m; 1-3, por Berbatov, 90m.