Artigo original: 12h47

O Benfica é a 40.ª marca de futebol mais valiosa de 2015. De acordo com o relatório anual da consultora Brand Finance, os encarnados têm um valor comercial de 103 milhões de dólares (€92,5M), valor que corresponde a uma valorização de 24 por cento face a 2014.

Para apurar o valor das marcas de futebol, a consultora recorre a uma fórmula que tem em conta factores como o investimento, o rendimento, a estabilidade e a previsão de receitas.

Pelo terceiro ano consecutivo, a águia é o único emblema português a figurar entre as 50 marcas mais valiosas do mundo do futebol. O rating manteve-se em AA+, o quarto indicador de confiança mais elevado. Ainda assim, o clube caiu um lugar na lista (do 39.º para o 40.º).

A liderança da tabela é agora ocupada pelo Manchester United, terceiro no ano passado. O clube inglês vale agora 1,206 milhões de dólares (€1,082M), mais 63 por cento do que em 2014 e tornou-se na primeira marca de futebol a valer mais de mil milhões de euros. Para isso contribuíram, entre outros factores, as novas tabelas referentes à verbas das transmissões televisivas em Inglaterra e o contrato para as camisolas celebrado com a Adidas.

O Bayern Munique, antigo líder, caiu para a segunda posição. O campeão alemão vale agora 933 milhões de dólares (€837M) mais 4 por cento do que no ano anterior. O Real Madrid, segundo em 2014, fecha o pódio, com €783,5M.
Entre os dez primeiros, destaque para a valorização do Paris Saint-Germain. A marca associada ao clube francês valorizou 67 por cento num ano.

O Barcelona, 6.º na lista, foi considerado o clube mais poderoso. A marca «blaugrana» tem um rating de AAA+, o indicador de confiança mais elevado.
 
Dez marcas de futebol mais valiosas (em milhões de euros) *
1 - Manchester United (€1,082M)
2 – Bayern Munique (€833M)
3 – Real Madrid (€783,5M)
4 – Manchester City (€711,8M)
5 – Chelsea (€713,4M)
6 – Barcelona (€693,6M)
7 – Arsenal (€630,8M)
8 – Liverpool (€517,9M)
9 – Paris Saint-Germain (€485,5M)
10 – Tottenham (€323,1M)
 
* Fonte: Brand Finance