Jonas e Ricardo Esgaio são os representantes do campeonato português nos top-10 do rankings de marcadores e assistências dos campeonatos mais cotados da Europa.

Com nove golos, o avançado brasileiro divide o 4.º lugar da lista de goleadores com Ciro Immobile, avançado da Lazio. Radamel Falcao, que passou FC Porto entre 2009 a 2011, lidera a corrida com 12 remates certeiros, seguido de Lionel Messi e Dybala, com 11 e dez, respetivamente.

Na lista, que contempla todos os jogadores pertencentes aos primeiros escalões do top-10 do ranking das competições de clubes da UEFA (Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha, França, Rússia, Portugal, Bélgica, Ucrânia e Turquia), há apenas espaço para mais dois jogadores portugueses numa recolha que termina perto do top-100: Bruno Fernandes (Sporting, com cinco) e João Amaral (V. Setúbal, com quatro).

Cristiano Ronaldo, presença habitual quanto se trata de somar golos, ainda não marcou qualquer golo nas sete primeiras jornadas do campeonato espanhol, sendo que não pôde participar nas quatro primeiras por castigo.

Na hierarquia dos melhores assistentes da Europa, destaque para Ricardo Esgaio. O jogador do Sp. Braga fecha o top-5: são cinco passes decisivos para golo, menos três do que o holandês Ruud Vormer, que alinha pelos belgas do Club Brugge e lidera isolado com oito assistências.

Nesta lista há ainda a destacar uma forte representação do futebol português: Acuña (Sporting), Bruno Moreira (P. Ferreira), Tomané (Tondela), Hurtado (V. Guimarães), Jean Cléber (Marítimo), Paulinho (Portimonense) e Óliver (FC Porto), todos com três passes.

Lá fora, João Mário (Inter), João Moutinho (Mónaco) e Manuel Fernades (Lokomotiv Moscovo) são os representantes da «armada» portuguesa, todos com três assistências.