O Maisfutebol desafiou os jogadores e treinadores portugueses que atuam no estrangeiro, em vários cantos do mundo, a relatar as suas experiências para os nossos leitores. São as crónicas Made in Portugal:

MÁRCIO SAMPAIO, PREPARADOR FÍSICO DO FK PARTIZANI (ALBÂNIA):

«Olá caros leitores,

O meu nome é Márcio Sampaio, tenho 34 anos e nesta altura sou o Preparador Físico do FK Partizani. Estou a viver a minha terceira aventura o estrangeiro depois de ter estado na Suíça (Servette) e Emirados Árabes Unidos (Al Sharjah). Nestes últimos anos passei por clubes como o Sporting Clube de Portugal na época passada, o Sporting de Braga, a União Desportiva de Leiria e o SC Olhanense, entre outros.

A minha carreira começou num modesto clube do Algarve, o CD Boliqueime, onde estive durante três meses. Nessa altura, surgiu um convite do FC Ferreira, que militava na primeira divisão distrital da AF Algarve. Nesse clube, fomos campeões distritais e subimos à terceira divisão. Infelizmente, incompatibilizei-me com um diretor, por não achar justo querer-me descontar dinheiro do meu baixo salário e acabei por sair meses depois.

Seguiu-se o Silves, que jogava na 2ª divisão B. No final da época, acabei por sair, já que a equipa desceu de divisão e ninguém falou comigo. Rumei aos juniores do Olhanense, onde fiquei durante ano e meio. Passado esse tempo, fui convidado para integrar a equipa técnica do plantel profissional, onde acabei por encontrar aquela que foi a pessoa mais importante da minha carreira desportiva, o meu padrinho no futebol: o Fisioterapeuta Fernando Belo.

Continuo a achar que ele é um dos melhores profissionais da área no Mundo e foi ele que confiou nas minhas capacidade e me aconselhou ao mister Jorge Jesus, com quem trabalhei depois de sair do Olhanense.

Nesta minha já longa carreira, trabalhei com treinadores como Lika (FK Partizani), Jesualdo Ferreira, Franky Vercauteren, Oceano Cruz, José Dominguez, Manuel Cajuda, Jorge Jesus, João Alves, Flóris Schaap, João Clara, Diamantino Miranda, entre outros. Cm todos eles aprendi e muito e todos eles acabaram por marcar-me pelos seus ensinamentos e conhecimentos do que é o futebol, o treino e o jogo.

Para além da função de Preparador Físico, também desempenho a função de Recuperação Físico, função essa que me fez integrar a equipa técnica de Jorge Jesus. É um cargo muito específico, onde posso conciliar muitos dos meus conhecimentos na prevenção e recuperação física, ou de lesões, uma área imensamente abrangente e que me permite aplicar técnicas completamente diferentes, assim como métodos inovadores ou pouco usuais em grande parte dos clubes.

O meu interesse pela área da preparação e recuperação física vem pelo facto de eu gostar de ver os resultados como consequência do nosso trabalho. Pegar numa equipa/jogador e poder ver como estão, traçar metas e planear como queremos que estejam dentro de um certo tempo. É algo que dá um enorme orgulho e confiança.

Geralmente, alguns jogadores profissionais acabam por ligar-me nas férias para trabalhar com eles. Isso já aconteceu com Khalid Boularouz, Jéffren Suarez, Daniel Pranjic, entre outros. Esse também é um trabalho importante e reconhecido. Se nos contactam, é porque confiam no nosso trabalho.

Na próxima crónica, contarei um pouco da minha vida em Tirana (Albânia) e já poderei dar conta dos nossos resultados no campeonato, uma vez que estamos na luta pelo título, pois estamos em 2º lugar no Campeonato.

Abraço a todos os Portugueses,

Até breve,

Márcio Sampaio»