O Maisfutebol desafiou os treinadores portugueses que trabalham no estrangeiro, em vários pontos do planeta, a relatar as suas experiências para os nossos leitores. São as crónicas Made in Portugal:

Críticas ou sugestões? Escreva-nos para madein@iol.pt

MÁRIO LEMOS, SCG MUANGTHONG UNITED (Tailândia)

«Caros Leitores,

Chamo-me Mário Lemos, tenho 26 anos, sou treinador dos Sub-16 do SCG Muangthong United, o campeão da Tailândia.

Iniciei a minha carreira de treinador de futebol com 20 anos no F.C Ferreiras e ao mesmo tempo iniciei a licenciatura em Educação Tisica e Desporto no Instituto Superior D. Afonso III, em Loulé.

Trabalhei durante quatro épocas no F.C. Ferreiras que se tornaram excelentes. Treinei dos Sub-7 aos Sub-15.



Após quatro épocas no F.C Ferreiras procurava um novo desafio e descobri que muitos clubes dos Estados Unidos da América realizavam entrevistas em Inglaterra para recrutarem novos treinadores. Tentei a minha sorte e viajei para Manchester.

Com muita dedicação, esforço e gosto pelo que faço consegui um trabalho numa academia de futebol em New Jersey, a TSF Academy, uma das maiores academias de futebol do Estado.

Treinei os Sub-17 e também os Sub-14 e Sub-11 do DSC United. Foi uma experiência diferente e que me fez crescer não só como pessoa mas também como treinador de futebol.

Aprendi bastante, tive oportunidade de trabalhar com treinadores de várias partes do mundo: americanos, espanhóis, ingleses e sul-americanos.

Trabalhar também com atletas 100 por cento dedicados. Nunca houve um treino de baixa intensidade, para eles isso não existe! Um dos momentos que nao me esqueco foi um jogador meu no primeiro treino perguntar: «Coach, no suicide¿s?».

Passado uma época nos Estados Unidos da América, surge um convite para treinar uma equipa na Tailândia, no SCG Muangthong United. Foi através de Luke Sainsbury, um treinador inglês com quem tive oportunidade trabalhar nos EUA.

Adoro desafios e sair da minha zona de conforto para ter experiências. Ir para a Tailândia ia trazer-me todas essas novas experiências. Um país, uma cultura, uma língua, tudo diferente do que estamos normalmente habituados.

Passei da neve de New Jersey para o calor húmido de Banguecoque. Na minha primeira época treinei os Sub-15 e fui treinador adjunto da Equipa B sénior.

Agora encontro-me a treinar os sub-16. Tem sido uma experiência maravilhosa, trabalho com os melhores jogadores jovens do país, que querem ser jogadores profissionais de futebol.

Tenho o privilégio de fazer aquilo que mais gosto de fazer, trabalho todos os dias para ser melhor com o objetivo de um dia voltar a treinar na Europa.

Depois destes caminhos percorridos quero agradecer especialmente ao F.C Ferreiras, que me deu a oportunidade de ser treinador e apostou em mim.

Um especial abraço para o sr. presidente António Colacio e também para Valter Pereira, Tiago Inácio e ao Grande Ademar!

Cumprimentos de Banguecoque - Tailândia

Mário Lemos»