Marion Jones abdicou do apuramento para os Jogos Olímpicos nos 200m. A norte-americana não vai assim defender o título na distância. Depois de ter falhado também a qualificação e a defesa do ouro nos 100m, Jones apenas conseguiu a presença em Atenas para a prova de salto em comprimento.
Jones terminou em quinto lugar nos quartos-de-final dos 200 nos «trials», os campeonatos que apuram os atletas norte-americanos para os Jogos. «A razão para desistir é apenas cansaço. Depois de correr a minha série fiquei exausta. Sempre disse que se não posso estar a 100 por cento então não vou», afirmou a atleta que conquistou cinco medalhas nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, mas não conseguiu ainda recuperar o seu melhor nível após uma pausa sabática durante a qual teve um filho, e envolta em acusações de doping que sempre negou.
Pode no entanto haver ainda uma hipótese de Jones conseguir defender o título dos 100 metros em Atenas. Torri Edwards, a atleta que terminou os «trials» em segundo lugar, pode ser desclassificada depois de ter acusado doping. A senhora que se segue é Gail Devers, mas a veterana pode preferir concentrar-se apenas nas barreiras, o que abriria uma vaga para Marion Jones.