O MOMENTO

MARÍTIMO: Os verde-rubros já não sabem o que é vencer para o campeonato desde o dia 1 de Dezembro, altura em que bateram fora de portas o Arouca por duas bolas a uma. No entanto, os pupilos de Pedro Martins apenas averbaram uma derrota na última jornada no estádio da Luz, contabilizando empates nos restantes quatro jogos. O Marítimo parte para esta jornada como o quinto melhor ataque da liga, tendo inclusivamente marcado dois golos ao Porto na passada semana, em jogo a contar para a taça da Liga. Mas sofreu em cima da hora uma baixa de muito peso, com a saída de Héldon, que chegou a estar convocado, para o Sporting. Na defesa os problemas vêm de longe, já que os leões do Almirante Reis se apresentam, a par do lanterna vermelha Paços de Ferreira, como a equipa mais batida do campeonato.

FC PORTO: A derrota ante o Benfica faz parte do passado e os azuis e brancos não desarmam na perseguição ao líder, batendo o Vitória de Setúbal no seu reduto por uns claríssimos 3-0. Os homens de Paulo Fonseca estão plenamente conscientes das dificuldades que esta deslocação poderá trazer, já que, para além da vitória arrancada a ferros no último fim de semana ante os verde-rubros no Dragão, para a Taça da Liga (3-2), têm por tradição sofrer muito nos Barreiros, um campo onde na temporada passada não foram além do empate a uma bola.

AUSÊNCIAS:

Marítimo: Igor Rossi, Briguel e Rúben Brígido (lesionados)

FC Porto: Fernando e Otamendi (lesionados)

DISCURSO DIRETO

Pedro Martins: «Espero que a equipa tenha o mesmo comportamento e que não tenha receios. Vamos defrontar uma boa equipa, que é das melhores equipas portuguesas e da Europa, mas que eles acreditem que é possível fazer um bom jogo, conquistar pontos, porque há uma semana atrás provamos que era possível. Esperemos que a equipa nos momento chave do jogo esteja concentrada para não permitir o que aconteceu nos últimos cinco minutos e que acreditem que é possível repetir a boa exibição. Tem-nos acontecido estes erros e desconcentrações que nos têm tirado pontos.»

Paulo Fonseca: «A verdade é que tivemos dificuldades em vencer o Marítimo na semana passada e temos a perfeita noção que vamos ter mais um jogo muito difícil perante uma boa equipa, orientada, e com uma forma muito própria de organizar o jogo que, ainda por cima, joga em casa. Mas isso não nos retira ambição e vamos à Madeira para vencer.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

O FC Porto não costuma ter facilidades nas suas visitas ao Estádio dos Barreiros, pese embora tenha conseguido alcançar 20 vitórias nos 39 jogos que já ali disputou, sofrendo 8 derrotas e concedendo 11 empates.

Na última temporada, o Marítimo conseguiu mesmo roubar pontos aos portistas, ao empatar a uma bola, com os golos a serem apontados por jogadores que já não fazem parte destas equipas, nomeadamente o coreano Suk, por parte dos insulares, e o colombiano James Rodriguez, agora ao serviço do Mónaco.

Pese embora todas as dificuldades, o Marítimo já não regista uma vitória em casa frente ao FC Porto desde Novembro de 2009, altura em que Rolando, ao apontar um golo na própria baliza, viria a dar os três pontos aos insulares.

EQUIPAS PROVÁVEIS

MARÍTIMO


Outros convocados: Welligton, Luís Olim, Rúben Ferreira, João Luiz, Marakis, Fransérgio, Artur, Sami e Fidélis.

FC PORTO


Outros convocados: Fabiano, Reyes, Josué, Quintero, Licá, Kelvin e Ghilas.