Já está na Madeira, mas ainda não foi nesta segunda-feira que retomou o trabalho: Marcinho chegou no domingo ao Funchal e alegou ter sofrido uma virose no Brasil, que justificou o atraso de uma semana no regresso das férias natalícias. O brasileiro está, agora, sujeito a um inquérito disciplinar, proibido de entrar nas instalações verde-rubras e deve falhar a jornada de sábado, frente ao V. Guimarães, nos Barreiros.
Nas duas sessões do dia, Van der Gaag não pôde contar com vários jogadores, casos de Luís Olim, Fernando Cardozo, Taka e Kléber, que jogaram pela equipa B no domingo e, por isso, apenas fizeram recuperação activa de manhã. Já Miguel Ângelo, Miguelito e João Luíz limitaram-se a tratamento, enquanto Marcelo Boeck ficou em casa com gripe. Peçanha foi pai e, nesse sentido, foi autorizado a falhar a preparação. Kanu prossegue a recuperação da intervenção cirúrgica a que foi sujeito, ao passo que Tito voltou aos treinos sem limitações
Apesar de já treinarem sob as ordens do técnico holandês, Tchô e Yuri, dupla brasileira oriunda do Atlético Mineiro, ainda não são opção para o campeonato face à ausência dos respectivos certificados internacionais.