AO VIVO

A equipa da casa não está num grande momento em termos pontuais, soma 27 pontos, menos 11 que o Sporting, e ocupa o 11º posto da tabela, enquanto o adversário é o quarto classificado.

Neste regresso ao Funchal, Carlos Carvalhal quer manter a série vitoriosa, pois já leva cinco jornadas sem conhecer o sabor da derrota em termos de Liga. O técnico, para além de conhecer bem os verde-rubros, pois foi aqui que iniciou a temporada, tem também a história a seu favor. Nos últimos quatro anos, os leões venceram sempre no caldeirão: três vitórias por 2-1 e outra por 1-0.

Só na temporada 2004/05 é que os maritimistas conseguiram derrotar o Sporting e por um expressivo 3-0, com golos de Alan, Pena e Bibishkov Mas desta equipa já não resta nenhum e só Marcinho (que saiu em Janeiro) alinhou pelo Marítimo de então, enquanto Tonel está agora do lado oposto.

Bruno ausente, estreia de Cherrad e regresso de Izmailov

Mitchell Van der Gaag continua a desvalorizar a luta europeia, argumentando que nunca estabeleceu esse objectivo como meta. Mas a verdade é que os adeptos exigem a presença na Liga Europa, sempre. Frente ao Sporting, uma derrota poderá ser o adeus definitivo às aspirações da torcida.

O técnico holandês não vai poder contar com Roberto Sousa (castigado) e o capitão Bruno, que não recuperou de lesão. Para além deste, ficam também de fora Fernando, Tito, Luís Olim e João Luíz, todos lesionados. Gaag volta, todavia, a contar com Alonso e promoveu a estreia na convocatória do franco-argelino Cherrad, um dos reforços de Inverno, além da chamada do jovem Dylan da equipa B. Cherrad, convocado pela primeira vez, junta-se a Diakité, Rafael Miranda e Tchô, todos chegados à Madeira na reabertura do mercado, mas, até agora, só Diakité e Rafael Miranda parecem ter convencido o treinador.

Já Carlos Carvalhal surpreendeu com a chamada do médio Marat Izmailov, pois o internacional russo apenas fez ginásio e foi chamado, mesmo estando a contas com um processo disciplinar face a declarações que produziu. Destaque ainda para a chamada do defesa moçambicano Mexer, face à indisponibilidade de Daniel Carriço e Caneira, ambos lesionados. De fora ficam, como era esperado, João Moutinho e Miguel Veloso, que vão cumprir castigo.

Equipas prováveis:

MARÍTIMO

Peçanha; Paulo Jorge, João Guilherme, Robson e Alonso; Rafael Miranda e Diakité; Manú, Djalma e Tchô ; Kléber

SPORTING

Rui Patrício; João Pereira, Tonel, Polga e Grimi; Pedro Mendes; Pereirinha, Matias e Yannick; Saleiro e Liedson