O Campeonato de Promoção do futebol feminino terminou com polémica e o Marítimo já anunciou que vai protestar a final, formalmente perdida para a Ovarense.

Na primeira mão a equipa madeirense tinha vencido por 6-3, mas no segundo duelo a Ovarense vencia por 2-1 no final do tempo regulamentar, altura em que o delegado da Federação Portuguesa de Futebol deu indicação para prolongamento. A Ovarense marcou então mais um golo e festejou o título do segundo escalão.

«A equipa sénior feminina do Marítimo perdeu esta tarde em Ovar, frente à Ovarense, por 3-1, após prolongamento. Ao ganhar em 'casa' por 6-3, as verde-rubras terminaram o jogo por 2-1 o que, atendendo aos regulamentos, daria vantagem maritimista - cada qual com 3 pontos, 7-5 em golos para as madeirenses. O que não foi entendido pelo Delegado da FPF presente no estádio, obrigando a um prolongamento, onde as locais marcaram mais um golo. Obviamente que o Club Sport Marítimo protestou o jogo», informa o emblema madeirense.

O artigo 11º do Regulamento do Campeonato de Promoção refere que «o formato da competição é definido através de comunicado oficial publicado até 31 de agosto de cada época desportiva».

Neste caso aplica-se o comunicado nº44, com data de 16 de agosto de 2017, que refere o seguinte:

«Na 3ª fase da prova - final, as equipas vencedoras de cada uma das 2 séries da 2ª fase, jogarão entre si duas vezes e por pontos, uma na qualidade de visitada e outra na qualidade de visitante, para apuramento do campeão. Em caso de empate no apuramento do vencedor destes jogos da final, serão aplicados os critérios dispostos no artigo 12º do Regulamento da Prova.»

Esse é o artigo relativo a «classificação e desempates», que determina o seguinte:

1. Com vista a determinar a classificação dos Clubes em cada Fase referida no artigo anterior, adota-se a seguinte tabela:

a) Vitória - 3 pontos;

b) Empate - 1 ponto;

c) Derrota - 0 pontos.

2. Quando, no final das Fases referidas no artigo anterior, existam Clubes em situação de igualdade pontual, o desempate será efetuado de acordo com os seguintes critérios e ordem de preferência:

a) O maior número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si, na fase da Prova em causa;

b) A diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si, na fase da Prova em causa;

c) A maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos realizados na fase da prova em causa;

d) O maior número de vitórias na fase da prova em causa;

e) O maior número de golos marcados na fase da prova em causa;

f) O menor número de golos sofridos na fase da prova em causa.

3. Se, após a aplicação sucessiva dos critérios enunciados no número anterior, ainda subsistir uma situação de igualdade, será observado o seguinte:

a) Tratando-se de dois Clubes em situação de igualdade: i) Um jogo em estádio neutro, designado pela FPF; ii) Subsistindo a igualdade, será feito um prolongamento de 30 minutos, dividido em duas partes de 15 minutos, sem intervalo, mas com mudança de campo; iii) Se ainda subsistir a igualdade, o vencedor será apurado através da marcação de pontapés de grande penalidade.

b) Tratando-se de mais de dois Clubes em situação de igualdade: i) Será realizada uma competição, na qual todos os Clubes jogarão entre si apenas uma vez, em estádio neutro, designado pela FPF; ii) Se, no final desta competição, se mantiver a igualdade, são observados os critérios previstos no número 2.

4. Os resultados obtidos em cada jogo consideram-se tacitamente homologados 15 dias após a realização dos mesmos, sem prejuízo do disposto no Regulamento Disciplinar da FPF. 5. O disposto no número anterior não prejudica a aplicação de sanções disciplinares decorrentes dos jogos realizados.

6. Nas finais jogadas a “duas mãos”, se no final do tempo regulamentar do segundo jogo o resultado estiver empatado no conjunto das “duas mãos” é realizado um prolongamento de 30 minutos, dividido em duas partes de 15 minutos, em intervalo, mas com mudança de campo. 7. Quando no final do prolongamento a igualdade subsistir, os clubes procedem a um desempate através de pontapés marca de grande penalidade, em conformidade com as Leis do jogo.»