Maisfutebol seguiu todos os lances de Nemanja Matic no jogo entre Benfica e FC Porto, através da transmissão televisiva da Benfica TV.

Nemanja Matic foi uma das figuras no Clássico entre Benfica e FC Porto (2-0). A manchete de O Jogo colocava o sérvio em dúvida para o encontro, devido a um acordo com o Chelsea. O médio entrou em campo, embora a hipótese de rumar a Stamford Bridge seja real.

Jorge Jesus contou com o melhor Matic, um ponto de equilíbrio com influência significativa no desenrolar do encontro. Mais um Eusébio a lutar pela vitória. A chegada do jogador ao estádio, face ao fluxo noticioso, foi naturalmente saudada.


Paulo Fonseca garantiu não esperar um Benfica com dois avançados, prevendo então um congestionamento encarnado no setor intermediário. Porém, Jesus acreditou que Matic e Enzo Pérez chegariam para garantir superioridade naquela zona do terreno e o resultado comprova isso mesmo.

O médio sérvio esteve nos principais momentos de jogo, com a atitude habitual. Do outro lado, seriam Fernando e Lucho González a assumir funções idênticas (Carlos Eduardo surgiu como vértice adiantado do triângulo). Porém, o argentino do FC Porto fez um jogo modesto, sem inverter o rumo dos acontecimentos.

Ao 13º minuto de jogo, o primeiro golo do Clássico surge por ali. Nemanja Matic pressiona Lucho e este deixa a bola fugir para um adversário. Markovic recebe a bola no corredor central e vai subindo no terreno sem oposição, antes de um passe magistral que apanha Rodrigo em vantagem sobre Danilo. 1-0, Benfica na frente.

O FC Porto não encontrou respostas na primeira meia-hora. Perdia, sobretudo, a luta a meio-campo, denotando pouca capacidade para construir nesse setor. Nos últimos quinze minutos da primeira parte, a equipa da casa cedeu e os dragões cresceram sem chegar ao empate.

Com o apoio de Enzo Pérez e a missão de construção entregue aos extremos (Markovic e Gaitán), Matic foi anulando Carlos Eduardo e diminuindo o raio de ação de Lucho González, sem capacidade para duelos com tamanha dimensão física. O argentino viria a ser substituído ao minuto 70.

O Benfica entrou melhor na etapa complementar e chegou ao 2-0. Tudo começou num pontapé de canto à direita, com Nemanja Matic a saltar sem oposição e a cabecear para a baliza de Hélton. Mangala estava à sua frente, com o braço aberto no ar. Lance polémico, com os encarnados a pedirem castigo máximo. Novo canto, desta vez na esquerda, e o golo por Ezequiel Garay.


Paulo Fonseca apostou de imediato em Ricardo Quaresma, o regresso que despertou o FC Porto. O internacional português entrou em campo com entusiasmo e foi protagonista em dois momentos que despertaram a fúria azul e branca.

Depois de ver um cartão amarelo, o extremo recebeu a bola na meia direita, fugiu a um adversário e fez um passe de grande qualidade para Jackson Martínez. Matic percebeu que sairia dali um lance com perigo e arriscou o carrinho. Artur Soares Dias parou o jogo para mostrar o amarelo ao sérvio.

A Luz ia festejando a provável vitória, numa fase do Clássico em que o árbitro passava a ser o protagonista. Ao minuto 69, porém, foi Nemanja Matic a criar a sensação de golo. Na sequência de um livre, fugiu a Jackson, subiu mais alto que Hélton mas cabeceou por cima.

Lucho González sairia logo depois, assumindo a derrota no duelo individual. Carlos Eduardo tentava rumar contra a maré mas apenas Fernando demonstrava estar ao nível habitual.

A tarde era de Matic, de Rodrigo, de Markovic. O primeiro manteve o ritmo até final, esquecendo as informações que circulam à sua volta.

Nemanja Matic teve 30 intervenções durante o Benfica-FC Porto, errou apenas dois passes em vinte, fez dois remates à baliza de Hélton e cometeu quatro faltas, recuperando a bola em várias ocasiões. Deu equilíbrio à formação encarnada.

Quando Artur Soares Dias encerrou o Clássico, houve espaço para o desportivismo e a troca de camisolas entre dois dos melhores médios do campeonato nacional: Matic e Fernando.


Foi o último jogo do sérvio pelo Benfica? Nem Jorge Jesus sabe. O Chelsea chama. «Último jogo de Matic pelo Benfica? Não sei. Sei é que amanhã há treino, mas ele tem a gala da FIFA. Estou aqui para treinar, para potencializar os jogadores do Benfica. Se houver essas questões, se calhar sou como vocês, sou o último a saber. O comportamento do Matic foi normal e fez um grande jogo», disse Jorge Jesus na conferência de imprensa.

Após o encontro, o médio festejou o triunfo ainda no balneário encarnado com os seus compatriotas.


Nesta segunda-feira, Matic estará na Gala da FIFA, onde concorre ao melhor golo de 2013. Curiosamente, foi no último clássico frente ao FC Porto. Na altura, o embate saldou-se numa igualdade a dois golos (2-2). Ibrahimovic e Neymar são os adversários na corrida pelo Prémio Puskas.


Nemanja Matic (Nominé Prix Puskas 2013)
por igoalsoccer