Maya Gabeira, a surfista brasileira de 26 anos que sofreu, na manhã de segunda-feira, um grave acidente na Nazaré, foi a história do dia em Portugal, mas também no Brasil.              

O site da «Globo» dedicou-lhe mesmo manchete na edição geral, para lá de dar grande destaque à história no «Globo Esporte». O título da peça refere o relato de  Carlos Burle, o surfista que a salvou: «Rezei para ela não desaparecer». 

«Especialista no desafio de encarar ondas gigantes, o surfista Carlos Burle viu bem perto o drama vivido por Maya Gabeira na manhã desta segunda-feira em Portugal. Burle ajudou, com muita dificuldade, no resgate da brasileira, que sofreu um grave acidente na Praia do Norte, na Nazaré (Portugal)», conta o «Globo».

Também o UOL reservou forte destaque a Maya: «Maya Gabeira sofre queda em onda gigante e quebra um tornozelo».«Ela ficou submersa por alguns minutos e, depois, foi arrastada até a areia, onde foi reanimada. Levada para um hospital, Gabeira está em observação e não corre risco de morrer. Segundo ela, apenas o tornozelo ficou lesionado», conta-se na peça do UOL.

Maya Gabeira ficou inconsciente durante um acidente, que ocorreu quando tentava surfar uma onda gigante na Praia do Norte, na Nazaré. Não morreu por milagre, mas horas depois escrevia na sua página no facebook, ainda numa cama de hospital, já com um sorriso: «Um tornozelo quebrado, mas nada a mais. Me recuperando bem. Continuem torcendo por favor. Logo mais eu estou de volta».

Bonita e carismática

Nascida a 10 de abril de 1987, no Rio de Janeiro, Maya é filha do antigo deputado federal Fernando Gabeira, que chegou a ser um dos líderes do partido ecologista brasileiro. 
 
Idealista como o pai, a surfista alia a beleza a um forte carisma. Quando o Brasil, no passado verão, explodiu em protestos sociais, Maya juntou-se e até se entusiasmou com o que estava a acontecer: «Sou interessada em política, mas acho que esse movimento que acontece no Brasil é mais do que isso. Meu pai sempre foi ativo e foi político por muitos anos. Continua escrevendo e atuando por um país melhor, mas agora mais como cidadão e jornalista», contou, na altura, a surfista ao «UOL Esporte».

Cinco vezes vencedora do Billabong XXL Global Big Wave Awards, é uma das maiores surfistas mundiais da atualidade. 
 
Os atributos de Maya não se esgotam na praia, no domínio das ondas. A sua beleza atrai as revistas, os fotógrafos. É uma das «musas do esporte» do UOL e até já posou para a Playboy.

Fez ensaio fotográfico para a sessão «Insiders» da edição brasileira da revista de Hugh Heffner, mas de biquíni. Antes, tinha já feito um ensaio para a edição Body Issue da revista ESPN, a surfar sem roupa, mas sem mostrar as partes íntimas. 
 
Quantas vidas tem uma sereia?

Ver este vídeo arrepia. Dá conta da força assustador a  do mar, da água, e de como o controlo sobre as ondas pode perder-se num repente. Mesmo para quem as domina na perfeição.

Maya Gabeira, surfista respeitada no circuito internacional, salvou-se por uma espécie  de milagre. Deve a sua vi d a ao amigo Carlos Burle e quer voltar a surfar o mais rápido possível. No Brasil até já há quem pergunte: quantas vidas tem uma sereia?