Mc Namara, o surfista que tornou a Nazaré famosa, esteve esta quarta-feira presente na Feira Internacional de Turismo (FITUR), em Madrid. Deu alguns autógrafos e afirmou que a o surf está a mostrar «o que há de fabuloso em Portugal», referindo-se à Nazaré.

O fenómeno do surf está a atrair cada vez mais surfistas e visitantes, que desconheciam o país. No stand de Portugal na feira, o surf é a imagem central.

O «embaixador» da modalidade em Portugal considera que a mensagem sobre a riqueza turística de Portugal foi impulsionada pela Nazaré e está a «passar para todo o mundo».

O surfista norte-americano recorda que há regras e regulamentos em todo o lado, incluindo Portugal, rejeitando algumas criticas feitas sobre as dificuldades burocráticas para quem quer ter acesso às «grandes ondas» da nossa costa. «Se todos olharmos para as regras e regulamentos e os seguirmos não há problemas. Mas há quem não faça o trabalho de casa, não se prepara e chega esperando tudo como quer», afirmou.

McNamara persistiu que o objectivo é promover tanto a Nazaré como os outros «sítios fabulosos» de Portugal. «Temos que lhes mostrar como as ondas são boas, como a comida e os sítios onde ficar são bons. E como o tempo em Portugal é talvez o melhor da Europa», concluiu.