O surfista Garrett McNamara decidiu esta quarta-feira retirar as suas ondas da edição anual do Billabong XXL, uma competição que tem como objetivo eleger a maior onda do ano surfada, por ser «fortemente contra» atletas que promovem o álcool.

«A principal razão é ser fortemente contra atletas que promovem o álcool. Dá a impressão errada às pessoas, especialmente aos jovens que os admiram. Não quereria que nenhum jovem de quinze anos pensasse que beber cerveja ajudá-lo-ia a viver os seus sonhos e a atingir os seus objetivos», justificou McNamara, em alusão ao facto da Billabong XXL tee, este ano, o patrocínio da cerveja mexicana Pacífico.

«Também decidimos retirar as minhas ondas da Nazaré da Billabong XXL, porque eu não surfo pela Billabong e porque não vou para a água para conquistar um recorde mundial ou para ganhar um prémio monetário XXL», acrescentou.

McNamara, que mereceu destaque um pouco por todo mundo, por alegadamente ter surfado este ano a maior onda de sempre na Praia do Norte, na Nazaré, destacou que o surf é o que adora fazer e não precisa que um painel da Billabong para o avaliar.