Julen Lopetegui fez a sua estreia como treinador nas competições europeias e apostou numa equipa jovem para a visita ao Lille, na primeira mão do play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Vitória portista com um golo de Hector Herrera (0-1).

Leia a CRÓNICA DO JOGO

O técnico espanhol deixou Ricardo Quaresma – 30 anos e experiência na prova - no banco de suplentes e colocou Casemiro em campo. Essa mudança teve influência na média de idades no onze do FC Porto, deixando-a abaixo dos 23 anos.

Contas feiras, a equipa inicial do FC Porto tinha uma média de 22,9 anos. Um registo assinalável, onde se destaca naturalmente Rúben Neves. Com 17 anos, cinco meses e sete dias, o médio bateu o recorde de Cristiano Ronaldo e tornou-se o português mais novo a jogar na prova milionária.

Óliver Torres (19 anos) também entra na categoria sub-20, enquanto Maicon (25), Fabiano (26) e Jackson Martínez (27) eram as unidades com idade mais avançada. O colombiano, aliás, envergou a braçadeira de capitão.

Na etapa complementar, Julen Lopetegui começou por lançar Cristian Tello (23 anos) e este foi decisivo no golo solitário do encontro. Seguiram-se jogadores mais maduros: Evandro (28) e finalmente Ricardo Quaresma (30).

Eis o onze do FC Porto e as respetivas idades: Fabiano (26); Danilo (23), Maicon (25), Martins Indi (22) e Alex Sandro (23); Rúben Neves (17) e Casemiro (22); Brahimi (24), Herrera (24) e Óliver (19); Jackson Martínez (27).