A FIFA já divulgou os candidatos a melhor jogador do ano, com Cristiano Ronaldo entre os 10 nomeados e na corrida ao terceiro prémio no atual formato, a sexta distinção de melhor do mundo em absoluto.

Os prémios, agora denominados «The Best», serão entregues a 24 de setembro. Até lá os adeptos podem votar e contribuirão para a decisão final, que ponderará ainda as escolhas de selecionadores, capitães de equipa e jornalistas. A FIFA divulgará no início de setembro a lista final de três nomeados.

Os nomeados foram escolhidos por um «painel de lendas» da FIFA com base no que fizeram entre 3 de julho de 2017 e 15 de julho de 2018, pelo que no caso de Cristiano Ronaldo a distinção se refere à época no Real Madrid e aos jogos com a camisola de Portugal, apesar de o capitão da seleção ser agora jogador da Juventus. 

Na lista há ainda três jogadores que foram campeões do mundo pela França: Antoine Griezmann, Kylian Mbappé e Raphael Varane. Neymar, que foi terceiro no ano passado, ficou de fora da lista de candidatos desta vez, que de resto mantém Lionel Messi, segundo no ano passado.

Os 10 nomeados para melhor do ano:

Cristiano Ronaldo (Real Madrid/Portugal)

Kevin de Bruyne (Manchester City/Bélgica)

Antoine Griezmann (At. Madrid/França)

Eden Hazard (Chelsea/Bélgica)

Harry Kane (Tottenham/Inglaterra)

Kylian Mbappé (PSG/França)

Lionel Messi (Barcelona/Argentina)

Luka Modric (Real Madrid/Croácia)

Mohamed Salah (Liverpool/Egito)

Raphael Varane (Real Madrid/França)