O avançado do Beira Mar (Liga Vitalis) Vasco Matos está a um pequeno passo de se tornar no mais recente emigrante do futebol português. O antigo jogador do Sporting está em negociações avançadas com o Rapid Brucareste, actual segundo classificado do campeonato da Roménia, país onde o mercado de transferências encerra a 22 de Fevereiro.
Segundo apurou o Maisfutebol, as diferenças entre a proposta do clube do país dos Cárpagos e aquilo que o jogador pretende são muito pequenas e é provável que a transferência fique acertada nesta sexta-feira, sendo que o Beira Mar, que prescindiu dos serviços do técnico Rogério Gonçalves, deverá aceder à saída, como forma de fazer algum encaixe financeiro numa altura em que todas as ajudas são bem-vindas no clube de Aveiro.
O único entrave à operação poderá ser uma eventual oposição da parte do novo treinador beiramarense - Paulo Sérgio, ex-Santa Clara, é o candidato mais forte ao lugar -, mas, como é evidente, a última palavra caberá sempre aos dirigentes.
O Rapid Bucareste está fortemente no mercado português e, além de Vasco Matos, está interessado em Vitor Vinha, lateral-esquerdo da Académica, e em João Paulo, avançado da U. Leiria. No caso do primeiro, sabe o Maisfutebol, será apresentada uma proposta pelo jogador ao clube de Coimbra nos próximos dias, algo que só ainda não aconteceu porque os romenos, depois do estágio em Rio Maior - o campeonato sofreu uma pausa - , rumaram ao Chipre e ainda não lhes foi possível entrar em contacto com os responsáveis da Briosa.
Já o caso de João Paulo, a transferência afigura-se muito complicada, devido ao valor da claúsula de rescisão do goleador, fixada num montante, em príncipio, inacessível ao Rapid.