[artigo atualizado]

O FC Porto pretende incluir Gonçalo Brandão, internacional português, no plantel da equipa B. O defesa central tem 32 anos, passou a última temporada no Lausanne (Suíça) e completará a bateria de exames médicos ainda esta sexta-feira. 

Gonçalo será, se o negócio for fechado, a voz da experiência do FC Porto na II Liga. Os dragões já tinham tentado João Afonso e Ricardo Costa para este mesmo papel, mas ambos preferiram prosseguir as carreiras na I Liga. Afonso no Santa Clara e Ricardo no Boavista. 

De acordo com as informações apuradas pelo Maisfutebol junto de várias fontes, Gonçalo Brandão tinha tudo apalavrado para continuar no Lausanne - 24 jogos/1 golo na segunda divisão helvética -, até pela componente financeira, mas o convite do FC Porto fê-lo mudar de ideias. 

Gonçalo Brandão está a recuperar de um problema físico, mas a condição atual não deverá impedi-lo de rubricar contrato com o FC Porto. 

O central esquerdino viveu dois anos muito bons no Siena, entre 2008 e 2010, e nesse período jogou duas vezes pela Seleção Nacional: 90 minutos contra a África do Sul e 67 contra a Estónia. 

O defesa passou ainda por Parma, Cesena, Cluj, Belenenses e Estoril, antes de rumar no verão de 2018 para Lausanne.