Mamadou Loum Ndiaye vai reforçar o FC Porto neste último dia de mercado. A notícia adiantada por O Jogo foi validada pelo Maisfutebol junto de várias fontes, embora nesta altura o negócio ainda esteja por fechar.

De acordo com o que foi possível saber, a verba exigida pelo Sp. Braga - próxima dos 8 milhões de euros - colocou o acordo em causa, mas nas últimas horas houve uma aproximação das posições e Loum até já está na cidade do Porto. 

Para que a transferência pudesse ser já realizada, como pretendia expressamente Sérgio Conceição, o FC Porto teve de sugerir um empréstimo com opção de compra fixado para o final da temporada. 

Nesta equação teve também de entrar o Moreirense, que tinha assegurado o médio defensivo até final da época, precisamente por cedência dos Guerreiros do Minho

Ora, para prescindir de Loum, o Moreirense exigiu contrapartidas. E essa é ainda uma das questões em aberto. Se Loum tivesse sido vendido já, os cónegos teriam direito a 30 por cento do trespasse, como está contratualizado, mas como o negócio passa por um empréstimo, a solução passará pela colocação de um ou dois atletas do Sp. Braga em Moreira de Cónegos. 

É importante lembrar que Loum chegou ao Sp. Braga, para a equipa B, em 2015 por indicação de Sérgio Conceição. Agora, e após a saída de Sérgio Oliveira, o FC Porto só tem quatro opções para o meio-campo: Danilo, Óliver, Herrera e Bruno Costa.