Chama-se Abdelaziz Barrada, tem 24 anos, é médio e representa o Al Jazira, nos Emirados Árabes Unidos. O internacional marroquino está nos planos do FC Porto para as próximas épocas, confirmou o Maisfutebol depois de a RR ter avançado a informação.

Barrada jogou entre 2010 e 2013 no Getafe, de Espanha, e é por isso um elemento bem conhecido por Julen Lopetegui. O seu nome entrou nas cogitações do FC Porto, de resto, no seguimento de uma indicação do treinador espanhol.

Até aqui, tudo certo. Mas há um dado relevante e potencialmente bloqueador do negócio: Barrada tem contrato até 2017 com o Al Jazira e um valor de mercado a rondar os 10 milhões de euros.

José Jesus Mesas, empresário de Barrada, explica tudo ao Maisfutebol.

«Os contatos foram informais, apenas isso. Sabemos que o senhor Lopetegui aprecia o futebol do Barrada, mas as condições para uma transferência são exigentes. No ano passado, o Al Jazira investiu 8,5 milhões de euros no seu passe».

Ora, perante números tão inibidores, só uma elevada dose de paciência nas rondas negociais poderá colocar Abdelazia Barrada no Dragão. Ou isso, ou a capacidade para conseguir um empréstimo. O agente do atleta não olha com entusiasmo para a possibilidade.

«É difícil porque o clube está muito satisfeito com ele. Fez vários golos [15] e assistências [16] e é normal que queiram ganhar dinheiro»
.

Luís Milla: «É o tipo de médio que encaixa nas equipas de Lopetegui»


Abdelaziz Barrada é «um médio de técnica refinada e um excelente marcador de bolas paradas». O perfil é traçado por Luís Milla, ex-treinador do marroquino no Médio Oriente e, coincidência ou não, ex-colega de Julen Lopetegui no comando das seleções jovens de Espanha.

«O Barrada tem um nível futebolístico excelente. Conheci-o no Getafe, levei-o para os EAU e adaptou-se bem. É inteligente, muito inteligente, mas tem de melhorar alguns aspetos. Nomeadamente no nível de compromisso com o jogo. Por outras palavras: tem de se esforçar mais sem bola», diz ao Maisfutebol.

O antigo selecionador olímpico de Espanha explica que Barrada tinha «outros convites», mas que o «fator económico» o convenceu a jogar no Al-Jazira.

Luís Milla confirma que Julen Lopetegui também o conhece bem e aprecia o seu futebol. «Encaixa bem no tipo de futebol do Julen, de muito passe curto e movimentação. Num 4x3x3 joga como médio interior e num 4x2x3x1 pode ser o número dez ou até extremo».

Barrada nasceu em França, filho de pais marroquinos, e esteve entre 2007 e 2010 no Paris Saint-Germain. Em Espanha fez 66 jogos e 8 golos na equipa principal do Getafe.

Aqui está um desafio interessante para a SAD do FC Porto tentar desbloquear.

Imagens de Abdelaziz Barrada:




Dois golos de Barrada nos EAU: