As inscrições de novos jogadores na Liga só serão possíveis a partir de 4 de janeiro, o primeiro dia útil do ano, confirmou o Maisfutebol. Uma informação que os clubes já têm e que terão de gerir, apesar de este ano haver uma jornada de campeonato antes dessa data, marcada para 2 e 3 de janeiro.

A abertura ou fecho das inscrições no primeiro dia útil a seguir à data de referência, se esta for fim de semana ou feriado, tem sido o procedimento habitual na Liga. A novidade é que este ano há uma jornada antes dessa data e, sendo o dia 1 feriado, não há qualquer data útil para inscrições.

Os clubes que já contrataram jogadores para terem ao seu dispor a partir de janeiro não poderão assim usá-los nessa jornada 15. É o caso do Sporting, que contratou Bruno César e Marvin Zeegelaar, e que aliás contesta este impedimento: o presidente dos leões, Bruno de Carvalho, questionou-o nesta sexta-feira, num artigo publicado no jornal «A Bola». Mas não é caso único. O Estoril também já anunciou mais do que um reforço para janeiro (Grbovic e Michael), tal como o Sp. Braga, que assegurou o avançado Alex Alcântara por empréstimo.

O Regulamento de Competições, tal como está, complicaria mesmo uma solução que passasse por uma abertura extraordinária dos serviços a 1 de janeiro, uma vez que estipula, no ponto 3 do artigo 75, que «o processo de inscrição e licenciamento deve dar entrada nos Serviços da Liga até às 12 horas do dia útil anterior ao do jogo em que o clube pretende utilizar o respetivo jogador».

Com jogos da 15ª jornada a 2 e 3 de janeiro e o mercado fechado até 31 de dezembro, não há qualquer dia útil antes. Como não foi debatida ou acautelada qualquer situação de exceção para responder à particularidade do calendário deste ano, o primeiro dia que vale será mesmo 4 de janeiro.