Soou a buzina. Maxi Pereira já não é jogador do Benfica. Às 00:00 desta quarta-feira, 1 de julho, chegou ao fim a ligação de oito anos do lateral uruguaio às águias, de onde sai a custo zero. Na terça-feira, Luís Filipe Vieira atirou a toalha ao chão. «Fizemos tudo por Maxi», disse o presidente do Benfica em entrevista ao jornal «A Bola».

Terminada oficialmente a época 2014/15, são muitos os jogadores que, a par de Maxi, abandonam os clubes e provam a estranha sensação do desemprego. Uma realidade trágica para uns; uma excelente oportunidade de negócio para outros.

Alguns clubes não perderam tempo e, ainda antes da abertura do mercado, garantiram jogadores em fim de contrato. Sami Khedira trocou o Real Madrid pela Juventus, James Milner (Manchester City) rumou ao Liverpool, o ganês André Ayew assinou pelo Swansea e o veterano Gerrard aventurou-se por terras do «Tio Sam». Bons negócios? Aparentemente, sim. E o que dizer dos regressos de Lucho González e de Javier Saviola ao River Plate [como também pode ler noutro artigo da MF Total ou do ingresso do internacional francês Gignac nos mexicanos do Tigres, todos a custo zero?

Jonas assinou pelo Benfica em setembro de 2014. Era um jogador livre. Marcou 31 golos em 35 jogos
 
Mas ainda há muita gente livre por esta Europa fora. O Maisfutebol juntou uma lista de jogadores que estão livres desde as doze badaladas da última madrugada e que podem ser boas oportunidades de negócio.

Para quem está à procura de reforços de valor, aqui vai um conselho: despache-se, porque os nomes que se seguem não devem continuar inscritos por muito tempo no centro de emprego.

Inglaterra

Steven Gerrard deixou o Liverpool ao fim de mais de duas décadas nos Reds. O médio que Mourinho mais namorou e nunca teve rumou ao Los Angeles Galaxy a custo zero. Mas, por terras de Sua Majestade, há mais nomes ilustres por quem muitos responsáveis de clubes estarão a esfregar as mãos. Glen Johnson é um dos tais jogadores que não terão problemas para encontrar um novo destino: o lateral deixa o Liverpool ao fim de seis épocas em Anfield. Sem clube estão ainda os veteranos Didier Drogba (ex-Chelsea) e Cambiasso, do Leicester. Há ainda Ron Vlaar, de saída do Aston Villa. Ah! E o internacional sub-21 sueco John Guidetti, associado ao Sporting e que termina contrato com o Manchester City.
 
Glen Johnson (Liverpool)
Jonás Gutiérrez (Newcastle)
Sam Ameobi (Newcastle)
Joey Barton (QPR)
Didier Drogba (Chelsea)
John Guidetti (Manchester City)
Esteban Cambiasso (Leicester)
Ron Vlaar (Aston Villa)


Lembra-se de Cambiasso no Inter de Mourinho? Está desempregado

Espanha

O português Hélder Postiga é a partir desta quarta-feira um dos muitos jogadores internacionais livres para decidirem o futuro. Aos 32 anos, termina contrato com o Deportivo Corunha. Livre em Espanha está também Ibrahim Afellay. O holandês esteve emprestado pelo Barcelona ao Olympiakos na época que terminou, a última de uma ligação de quatro anos aos catalães. Juntos, Postiga e Afellay somam mais de 120 internacionalizações por Portugal e Holanda. Nada mau, hein?
 
Afellay (Barcelona)
Hélder Postiga (Deportivo Corunha)
Sergio Sánchez (Málaga)

 
Alemanha

Não é só em Inglaterra e em Espanha que podem ser encontradas boas oportunidades de negócio. Na Alemanha, o veterano Claudio Pizarro está de saída do Bayern Munique. Apesar dos 36 anos, não deve seguir, para já, o caminho da reforma. Há ainda um lateral esquerdo que na época passada esteve na agenda do Benfica (Marcell Jansen) e o português João Pereira, que em janeiro assinou apenas por seis meses. O internacional peruano Carlos Zambrano é um dos desempregados de luxo por maior valor de mercado: está de saída do Eintracht Frankfurt e em Itália diz-se que está a ser disputado por Milan e Inter.
 
Claudio Pizarro (Bayern Munique)
Tranquillo Barnetta (Schalke 04)
Heiko Westermann (Hamburgo)
Jimmy Briand (Hannover)
Carlos Zambrano (Eintracht Frankfurt)
Marcell Jansen (Hamburgo)
João Pereira (Hannover)


João Pereira assinou em janeiro pelo Hannover depois de se desvincular do Valência. Deve seguir novo destino


França


O Swansea não perdeu tempo para se antecipar à mais do que provável muita concorrência para garantir o ganês André Ayew, que deixou o Marselha ao fim de oito anos. Marcelo Bielsa, treinador do emblema gaulês, tem boas razões para estar com os nervos em franja: é que também viu partir (e a custo zero) a principal referência ofensiva da equipa. André Gignac, segundo melhor marcador da liga francesa na última época e 21 vezes internacional por França assinou pelo Tigres, do México. O avançado búlgaro Berbatov também está de saída do Mónaco de Leonardo Jardim, que pode receber o médio Yoann Gourcuff a custo zero.

Yoann Gourcuff (Lyon)
Dimitar Berbatov (Mónaco)

 
Itália

Por terras transalpinas há também nomes interessantes livres. Sergio Romero, dono da baliza da seleção argentina, abandona a Sampdoria. E a Fiorentina perde Juan Vargas e Aquilani. Mais a norte, o Milan perde Pilippe Mexès e Giampaolo Pazzini. Os rossoneri
, que vêm de uma das piores épocas da história do clube, rescindiram ainda com Robinho (estava no Santos a título de empréstimo) e com Sulley Muntari.

Sergio Romero (Sampdoria)
Juan Vargas (Fiorentina)
Aquilani (Fiorentina)
Sulley Muntari (Milan)
Philippe Mexès (Milan)
Giampaolo Pazzini (Milan)
Robinho (Milan)
Jonathan (Inter)
Simone Pepe (Juventus)
Cristian Ledesma (Lazio)
Marco Borriello (Genova)


Titular da Argentina e vice-campeão mundial, Romero deixa a Sampdoria em final de contrato

 
Outros países


Mas há mais nomes sonantes livres. Comecemos por Hugo Almeida, que termina uma curta ligação de meio ano aos russos do Kuban Krasnodar. Ao português juntam-se Lisandro López (esse mesmo, o ex-FC Porto), que deixa o Internacional, do Brasil, e ainda o brasileiro naturalizado alemão Kevin Kuranyi e uma das grandes pérolas do futebol ucraniano, Yevhen Konoplyanka. E, last but not least
, Ronaldinho Gaúcho, que deve continuar a carreira na Turquia
. Um luxo.

Hugo Almeida (Kuban Krasnodar, Rússia)
Kevin Kuranyi (Dínamo Moscovo, Rússia)
Konoplyanka (Dnipro, Ucrânia)
Lisandro López (Internacional, Brasil)
Ilsinho (Shakhtar, Ucrânia)
Ronaldinho Gaúcho (Querétaro, México)