Leonel Messi e o pai serão ouvidos esta sexta-feira no tribunal de instrução 3 de Gavà (Barcelona) como arguidos por alegados delitos de fraude fiscal.

A audição tem a ver com alegados crimes fiscais cometidos pelos dois no valor de mais de quatro milhões de euros obtidos pela gestão dos direitos de imagem de Messi.

Segundo o Tribunal Superior de Justiça da Catalunha (TSJC), o pai do jogador será ouvido às 10:00 horas (09:00 em lisboa) e a Leo Messi às 11:00 (10:00 em lisboa), dez dias depois da data inicialmente prevista para as audições, adiadas a pedido da defesa.

Fontes judiciais explicaram que a defesa pediu o adiamento da audição alegando problemas de agenda.

O avançado do Barça e o pai, Jorge Horacio Messi, são acusados de evasão fiscal num montante de quatro milhões de euros, através da cedência dos direitos de imagem a empresas sediadas em paraísos fiscais, como o Belize ou o Uruguai.

O processo foi iniciado a 12 de junho pelo centro financeiro da Procuradoria de Barcelona contra Messi e o seu pai, acusados de dever ao fisco espanhol parte das receitas dos direitos de imagem do internacional argentino.

O pai de Messi pagou cinco milhões de euros ao fisco em agosto, para evitar que o Tribunal Superior de Justiça da Catalunha estabelecesse uma fiança a ambos, como garantia de que não tentariam fugir à sua eventual responsabilidade civil.