Portugal está em destaque num «dossier» publicado esta terça-feira pelo jornal francês «France Football» sobre os salários no mundo do futebol: Cristiano Ronaldo é terceiro jogador mais bem pago do Mundo, depois de ter sido superado por Lionel Messi, enquanto José Mourinho surge destacado no topo da lista dos treinadores mais bem renumerados.

A grande novidade na lista publicada pelo conceituado jornal francês, é a ascensão de Messi que, em 2011, faturou 33 milhões de euros e superou os rendimentos de David Beckham e Cristiano Ronaldo. O internacional argentino acumulou uma pequena fortuna com os salários pagos pelo Barcelona (10,5 milhões de euros), prémios (1,5 milhões) e contratos de publicidade (21 milhões).

David Beckham, que foi líder neste ranking durante muitos anos, ainda surge destacado na segunda posição, com 31,5 milhões de euros, grande parte (26 milhões) provenientes de contratos de publicidade. Logo a seguir surge Cristiano Ronaldo, com uma faturação de 29,2 milhões de euros, dos quais 13 milhões são salários, 700 mil euros em prémios e 15,5 milhões em publicidade.

José Mourinho é o treinador mais em pago

A lista dos treinadores mais bem pagos é liderada de forma clara por José Mourinho, treinador do Real Madrid, que, com os 14,8 milhões de euros arrecadados no último ano, podia, inclusive, entrar na lista dos dez jogadores mais bem pagos do mundo. O técnico português destaca-se à frente do italiano Carlo Ancelotti que, em 2011, acumulou o valor da rescisão com o Chelsea e a assinatura do contrato milionário com o Paris Saint-Germain.