O coronel Luís Macedo, um dos integrantes do grupo de engenharia do exército que organizou o plano da revolução de 1974, faleceu vítima de covid-19 (pode ler mais sobre esta notícia no site da TV24).

Isso mesmo anunciou Vasco Lourenço, presidente da Associação 25 de Abril: «É com imenso pesar e enorme dor que comunicamos o falecimento do nosso sócio fundador, coronel Luís Ernesto Albuquerque Ferreira de Macedo, após uma prolongada e dura luta contra a covid-19. Luís Macedo foi um dos principais capitães de Abril, com relevante importância em todo o processo do 25 de Abril.»

Na nota, Vasco Lourenço enalteceu que Luís Macedo fez parte de «um notável grupo da engenharia do Exército, que se distinguiria no coletivo do Movimento dos Capitães, mola impulsionadora e agente fundamental da libertação de Portugal e dos portugueses».

«Se na conceção da ordem de operações foi de enorme importância, seria na obtenção e organização do espaço onde se instalou o Posto de Comando do MFA (Movimento das Forças Armadas) que o papel de Luís Macedo foi determinante. Foi ele que na sua unidade, o RE1, organizou, preparou e coordenou a partir do posto na Pontinha, onde Otelo [Saraiva de Carvalho] e a sua equipa dirigiram todas as operações», pode ler-se.