Nona Gaprindashvili, jogadora de xadrez, deu entrada no Tribunal Distrital Federal de Los Angeles com um processo a reclamar uma indemnização de milhões de euros contra a Netflix, por causa da série ‘O Gambito da Rainha'.

A russa de 80 anos é citada no último episódio da minissérie «como uma campeã mundial russa» da modalidade, que, no entanto, «nunca enfrentou homens».

Porém, Gaprindashvili a primeira mulher a ser nomeada Grande Mestre defende que enfrentou vários homens durante a carreira, e por isso deu entrada com um processo que afirma ser «uma falsidade devastadora, minando e degradando os seus feitos diante de uma audiência de muitos milhões», segundo o New York Times.

«Eles estavam a tentar fazer essa personagem fictícia que estava a abrir caminho para outras mulheres, quando na verdade eu já havia desbravado o caminho e inspirado gerações», disse Gaprindashvili, numa entrevista divulgada pelos seus advogados.

«Essa é ironia. Foi uma experiência insultuosa. Toda a minha vida foi riscada, como se não fosse importante», acrescentou.

A Netflix já reagiu em comunicado: «A Netflix tem o maior respeito pela Sra. Gaprindashvili e pela sua ilustre carreira, mas acreditamos que esta alegação não tem mérito e defenderemos vigorosamente o caso.»