Polémico mas frontal, Fabrizio Miccoli vem agora dizer que se sente orgulhoso por ter falhado um penalty polémico, em Maio de 2011. O avançado do Palermo ouviu muitas críticas na altura, por ter marcado à Panenka para as mãos do guarda-redes do Bari, mas depois descobriu-se que aquele lance impulsionou a investigação relativa aos jogos combinados.

«Sinto-me orgulhoso por ter falhado o penalty mais bonito da minha vida, frente ao Bari. Sem saber nada, revelei vários planos», disse o antigo jogador do Benfica, nesta sexta-feira.

É que Carlo Gervasoni, antigo jogador do Piacenza detido recentemente, disse às autoridades que havia um «arranjo» para que esse jogo entre o Palermo e o Bari tivesse quatro golos. Como Miccoli falhou o penalty, houve apenas três. Gervasoni garante que a equipa siciliana não estava envolvida, mas consta que Miccoli não tinha ficado convencido com a postura do adversário. Foi revelado no passado mês de Janeiro que cinco jogadores que representavam o Bari na época passada estão a ser investigados.

«Diziam que era um homem a menos»

Miccoli esteve na sala de imprensa do Palermo, nesta sexta-feira, quebrando assim um silêncio de vários meses. O avançado não gostou da polémica suscitada pelas fotografias ao lado de Mauro Lauricella, alegado filho do chefe da máfia.

«Um jogador deve ser julgado por aquilo que faz dentro de campo. Contudo, após ter marcado dois golos ao Inter, em Setembro, fui notícia por outros motivos, por ter uma amizade com o filho de uma pessoa que tem problemas com a justiça. Mas também devem ter em conta que essa pessoa tem o registo limpo, e sempre me considerou. Julgo as pessoas pela forma como agem comigo. Pensei que se ia falar da minha prestação com o Inter. Ando sempre de cabeça erguida», defende o capitão do Palermo.

E dentro de campo o antigo jogador do Benfica tem estado absolutamente fantástico. Nos últimos três jogos conseguiu seis assistências e quatro golos, três deles no reduto do Inter. «E pensar que diziam que eu era um homem a menos quando o Palermo jogava fora de casa. Agora estou bem e satisfeito», disse Miccoli, que acabou por ser ofuscado pelo «poker» de Diego Milito. «É um grande avançado, que marcou quatro golos e eu três, mas o meu primeiro foi o mais bonito da noite», comentou.

Veja o penalty ao Bari e o golo à Juventus: