O antigo ciclista espanhol Miguel Indurain, cinco vezes vencedor da Volta a França, anunciou esta terça-feira que está convencido da inocência de Lance Armstrong, a quem foram retiradas as sete vitórias no Tour devido ao recurso ao doping. O antigo campeão espanhol vai mais longe e estranha o facto do ciclista texano ter baixado os braços na sua defesa.

Armstrong perde os 7 Tour de France e é banido do ciclismo

«Não acredito que Armstrong seja culpado, até agora acredito na sua inocência, sempre cumpriu todas as regras», destacou o antigo ciclista à rádio «Marca». O antigo campeão espanhol não entende como é que Armstrong foi condenado «apenas com testemunhos». «As regras eram umas e agora parece que mudaram», referiu Indurain. «Cumpriu todas as regras que havia naquele momento e não teve nenhum problema», acrescentou.

«Toda a gente se dopava no tempo de Armstrong»

O antigo ciclista acha ainda estranho que Armstrong tenha baixado os braços na sua defesa porque «sempre foi um lutador». «É estranho que não continue a lutar e ainda mais quando se ultrapassam as regras. Há uma regra que diz que só se pode recorrer em relação aos últimos oito anos e quase lhe tiram as corridas de juvenis. Acredito que voltará e recorrerá para demonstrar que trabalhou bem nos últimos anos», destacou ainda.

Hamilton pede a demissão do presidente da UCI

Entretanto, Tyler Hamilton, antigo companheiro de Armstrong e um dos primeiros a denunciar o ciclista texano, exigiu esta terça-feira a demissão de Pat McQuaid, presidente da União Internacional de Ciclismo (UCI), acusando toda a direção de «hipocrisia». «Os comentários de Pat McQuaid revelam toda a hipocrisia da sua liderança. Em vez de aproveitar a oportunidade para injetar esperança na próxima geração de ciclistas, ele continua a apontar dedos, impor culpas e a atacar aqueles que falaram, táticas que já não são efetivas», destacou o antigo ciclista, citado pela BBC.

«Lance Armstrong é um pervertido manipulador e um narcisista»

Uma das pessoas a quem McQuaid apontou o dedo foi precisamente ao próprio Hamilton. «Uma coisa que me enjoa é que estão a fazer de Landis [outro ciclista que denunciou Armstrong] e Hamilton heróis. Eles estão tão longe de serem heróis como o dia está da noite. Eles não são heróis, são lixo. Todos eles prejudicaram o desporto», referiu o dirigente.