«Factos e argumentos» é um novo espaço do MAISFUTEBOL, destinado a cruzar declarações ou teses com números e dados irrefutáveis. Por vezes, a alta velocidade do dia-a-dia condiciona a avaliação criteriosa do que é dito, sem o imperioso contraditório.

Na conferência de imprensa de antevisão ao duelo com o Moreirense, Miguel Leal foi confrontado com o número de faltas que o Boavista faz e desde logo atirou: «[Boavista] É das que faz menos faltas no campeonato!»

O jogo com o FC Porto, duro e com muitas faltas (38 no total), ainda estava na mente de todos e, por isso, a conversa foi nesse sentido. Nesse encontro, os axadrezados fizeram 22 faltas, mais seis que o rival da Invicta.

Miguel Leal, na mesma conferência, desvalorizou quem fala do Boavista como uma equipa faltosa: «Costumo dizer quer as palavras que não têm fundo de verdade são um cheque sem cobertura no banco da minha consciência.»

Ora, uma curta viagem pelo Maisfutebol, mais concretamente à página de estatísticas da Liga, permite constatar que, em termos absolutos, esta afirmação de Miguel Leal não corresponde aos factos.

O conjunto axadrezado é o sexto que mais faltas faz na Liga, com 412, e a apenas cinco faltas de ser a segunda mais faltosa.

No entanto, o Maisfutebol ainda levantou outra possibilidade: Miguel Leal não é treinador do Boavista desde o início da época, tendo assumido a Pantera à oitava jornada num jogo com o Marítimo, na Madeira, e poderia estar apenas a falar do seu período de liderança.

Nesse sentido, verificámos o número de faltas de cada equipa no campeonato entre a oitava e a 23ª jornadas. Só que neste intervalo os dados afastam-se ainda mais da declaração do técnico axadrezado.

Nestas 16 jornadas, o Boavista é a equipa que mais faltas, faz a par do Sporting: ambos os conjuntos com 305.

Número de faltas cometidas na Liga da 8º à 23ª jornada:

1º BOAVISTA e Sporting, 305

3º Moreirense, 302

4º Desp. Chaves, 296

5º Paços de Ferreira, 292

6º Tondela, 290