Telma Monteiro começou bem a segunda edição dos Jogos Europeus, em Minsk. A judoca portuguesa iniciou a defesa do título com um triunfo, por ippon, sobre a holandesa Margriet Bergstra.

16.ª do ranking mundial na categoria de -57 kg, Telma Monteiro impôs a penalização mais forte no judo a 28 segundos do fim do combate com Bergstra, 27.ª do ranking.

A próxima adversária da atleta de 33 anos, que procura o sexto título de campeã da Europa, é a romena Stefan Corina, 51.ª da classificação internacional.

Maria Siderot, 28.ª mundial na categoria de -48 kg, também passou o primeiro combate, superiorizando-se à alemã Katharina Menz, 19.ª, por waza-ari.

A servia Milica Nicolic, oitava do ranking, é a próxima a desafiar a portuguesa.

Joana Ramos e Mariana Esteves, em -52 kg, e Gonçalo Mansinho, em -60 kg, não foram além do primeiro combate.

Catarina Costa, em -48 kg, e João Crisóstomo e Sergiu Oleinic, em -66 kg, são os outros judocas lusos em ação este sábado.

Em Baku2015, na estreia dos Jogos Europeus, Portugal amealhou três medalhas de ouro, quatro de prata e três de bronze, pecúlio que lhe valeu o 18.º lugar entre 50 países.

Nestes II Jogos Europeus, que reúnem 4.000 atletas de 50 países em 15 desportos, Portugal compete com 98 elementos em atletismo, badminton, futebol de praia, canoagem, ciclismo (estrada, contrarrelógio e pista), ginástica (artística, trampolins, aeróbica e acrobática), judo, karaté, lutas amadoras, tiro, tiro com arco, tiro com armas de caça e ténis de mesa.

Este sábado, mais dois atletas portugueses estiveram em prova. Os atiradores João Costas e Joana Castelão falharam o apuramento para a final de equipas mistas de pistola a 10 metros, com o 23.º lugar entre 27 duplas.

Os portugueses somaram um total de 564 pontos, distantes dos búlgaros Samuil Donkov e Maria Grozdeva, os mais fortes, com 581.

A marca para os oito finalistas foi fixada em 572 pontos.

Domingo, João Costa e Joana Castelão disputam esta mesma prova, mas em individuais.

João Costa foi medalha de prata nesta disciplina em Baku2015, contribuindo para os 10 pódios lusos: em Minsk, o ouro individual vale um lugar em Tóquio2020.