O jogador brasileiro Ricardo Villar, que atua no FC Dallas da Major League Soccer (MLS) dos Estados Unidos da América, quer promover a ligação dos estudos ao desporto e aproveitou o golo marcado aos New York Red Bulls para deixar essa mensagem. Assim, festejou como o antigo jogador Sócrates, formado em medicina e glória do futebol brasileiro.

«Tive de comemorar assim. Cresci a adorar o Sócrates como jogador, principalmente pelo meu avô que sempre enfatizou a importância dos estudos com o desporto. Foi um recado. Como brasileiro fora do país, quis passar um pouco da nossa cultura, mas também a mensagem de união entre o desporto e a educação, que é uma luta minha. Introduzir no Brasil o conceito de estudante-atleta, onde não se dá tanto valor ao desporto e só se preocupa com as entradas na universidade. A educação física é fundamental», justificou.

Villar deu os primeiros passos no Corinthians e cedo se mudou para os Estados Unidos, para estudar Engenharia na Universidade da Pensilvânia. Na altura conciliou os estudos ao mesmo tempo que jogava na Penn State. Mais tarde e já com o curso concluído, rumou à Europa. Em 2011 regressou ao futebol norte-americano.