A Federação de Ginástica de Portugal anunciou que prescindiu de apresentar seleções em diversos campeonatos da Europa, devido às implicações provocadas pela covid-19.

«Estando a direção da FGP plenamente consciente do empenho e sacrifício demonstrado por ginastas e treinadores durante esta crise pandémica, num esforço de se manterem aptos para a competição internacional ao mais alto nível, tomou a decisão de não participar nos Campeonatos da Europa» por realizar ainda em 2020, comunicou o organismo.

O primeiro dos europeus em causa é o de ginástica rítmica, que decorre no final de novembro, em Kiev, na Ucrânia. Os europeus de ginástica artística, de ambos os sexos, que estavam previstos para a primeira quinzena de dezembro, em Mersin, Turquia, também não vão ter representação lusa.

«São países com uma evolução epidémica desfavorável e com sistemas de saúde relativamente frágeis, não falando a maioria da população outra língua que não a materna», explicou a Federação.

O organismo lembra, ainda, que em caso de infeção, os membros da comitiva portuguesa podiam ser obrigados a cumprir períodos de quarentena que se sobrepõem ao natal e ano novo.

Ainda assim, a ginástica em Portugal não vai parar e a Federação vai solicitar aos técnicos que promovam momentos de treinou ou competição «ajustados à realidade sanitária atual, por forma a promover o equilíbrio emocional de ginastas e treinadores».