Ticha Penicheiro vai integrar o «Hall of Fame» (Corredor da Fama) da WNBA, a Liga norte-americana de basquetebol feminino.

O anúncio foi feito nesta terça-feira e, de acordo com a Federeção Portuguesa de Basquetebol, a ex-basquetebolista vai também receber o troféu Eastman e um anel, num evento em Knoxville, nos Estados Unidos, para assinalar a ocasião. Ao seu lado vão estar Joan Cronan, Nora Lynn Finch, Ruth Riley, Carolyn Bush Roddy e Valerie Still, que também integram a lista da classe de 2019.

Patrícia Nunes Penicheiro, nascida em 1974, iniciou a sua carreira no Ginásio Clube Figueirense. Em 1994 mudou-se para o Estados Unidos e começou a jogar pela Universidade Old Dominion, para em 1998 assinou pelas Sacramento Monarchs. Em 2005 sagrou-se campeã da WNBA, e durante o seu percurso na Liga integrou quatro vezes a equipa «All Stars».

Ticha Penicheiro tem o segundo melhor registo de assistências da história da WNBA, e é considerada uma das melhores bases que já passaram pela prova.

Nos Estados Unidos, para além das Sacramento Monarchs, Penicheiro passou também por Los Angeles Sparks e Chicago Sky. Na Europa, a ex-basquetebolista representou clubes como o Parma, Valenciennes, Ecaterimburgo, Spartak de Moscovo, Galatasaray ou Algés e Dafundo.

Já em 2016 a portuguesa foi nomeada como uma das 20 melhores jogadoras dos primeiros 20 anos do campeonato da WNBA.