O Comité Olímpico Internacional (COI) aprovou por unanimidade atribuir em simultâneo a organização dos Jogos Olímpicos de 2024 e 2028, que seriam para Paris e Los Angeles.

Essas são as duas únicas candidaturas à organização da edição de 2024 dos Jogos Olímpicos e o presidente do COI já tinha defendido que fossem aproveitadas para duas edições da prova, de modo a que não se perdessem «duas excelentes candidaturas».

Assim, o COI convida Paris e Los Angeles a chegarem a acordo sobre quem organiza que edição dos Jogos Olímpicos, sendo que o mais provável é que a capital francesa prefira 2024 e a cidade norte-americana se incline para 2028.

Se houver acordo, a sessão do COI marcada para 13 de setembro em Lima, que deveria originalmente escolher apenas quem recebe os Jogos de 2024, ratificará também os de 2028.

Caso não haja acordo, o COI manterá o plano inicial e escolherá em Lima a sede para os Jogos de 2024. E 2028 será aberto a outras candidaturas.

A decisão do COI é justificada também pela crescente dificuldade em encontrar candidatos à organização dos Jogos Olímpicos, que implica um enorme investimento. O processo para 2024 assistiu a várias desistências: primeiro Hamburgo, depois Roma e mais recentemente, já em fevereiro deste ano, Budapeste.

A decisão de atribuir as duas organizações ao mesmo tempo foi tomada por unanimidade em Lausanne numa sessão extraordinárioa dos 78 membros do COI, que foi antecedida da apresentação das duas cidades candidatas. Os responsáveis das duas candidaturas ainda não se pronunciaram oficialmente, mas os autarcas das duas cidades subiram ao palco em Lausanne para agradecer a decisão.