Jonah Lomu, que morreu em novembro, aos 40 anos, devido a problemas renais, estava praticamente na falência, revelou esta terça-feira um responsável do Sindicato dos Jogadores de Râguebi da Nova Zelândia.

Rob Nichol confirmou que a antiga estrela do râguebi estava quase falido quando um grupo de empresários e amigos criaram um fundo para apoiar os seus filhos, Dhyreille e Brayley, de 6 e 5 anos, respetivamente.

«Faltam ainda algumas auditorias, mas não há grandes montantes que possam ser canalizados à família», disse Nichol à rádio NewstalkZB, para acrescentar que Lomu foi «vítima da sua própria generosidade, à custa da sua própria família», para além de suportar os «elevados custos dos seus tratamentos médicos e diálises».

«Era um tipo muito orgulhoso e não queria ser um fardo para ninguém, nem pedir ajuda. Se quisessem ajudar, rejeitava. Preferia ajudar do que ser ajudado. Todos pensam que ganhou muito dinheiro, mas a sua doença, e os tratamentos que implicava, forçaram-no a passar por grandes dificuldades.»