Portugal apresentar-se-á desfalcado em três provas nos Campeonatos da Europa de seleções (I Liga), que se realizam no próximo fim de semana em Tallinn (Estónia).

Marcos Chuva (comprimento), Eva Vital (100 metros barreiras) e Sílvia Cruz (dardo) estão lesionados e serão substituídos, respetivamente, por Bruno Costa, Ana Oliveira e Carla Ratão.

O saltador em comprimento lesionou-se na prova do passado sábado, em Salamanca (Espanha), quando conseguiu 8,04 metros no seu primeiro ensaio. A lesão ocorreu no terceiro salto e, por precaução, o atleta do Benfica não fez mais nenhum ensaio. No entanto, veio a verificar-se que a lesão - uma rotura de grau dois no adutor direito - foi mais grave do que o esperado e, segundo o atleta referiu no Facebook, terá uma paragem de duas semanas. Bruno Costa, igualmente atleta do Benfica, esteve em foco este inverno, ao conseguir 7,71 em pista coberta.

Com problemas no tendão de Aquiles, Eva Vital, também do Benfica, é outra «baixa» na equipa e, uma vez que Vera Fernandes, que a substituiria, está igualmente lesionada, será a júnior Ana Oliveira, do GA Fátima, já selecionada para o salto em altura, que fará também os 100 metros barreiras.

Finalmente, Sílvia Cruz, recordista nacional do dardo, que se ressentiu de um problema no joelho que já a afetara no inverno, será substituída por Carla Ratão, emigrante em França.

A seleção nacional portuguesa partirá para a Estónia na quinta-feira, tendo como grande (mas difícil) objetivo ficar num dos três primeiros lugares, de forma a regressar à Superliga da competição, que reúne as 12 maiores potências europeias da modalidade. Portugal já participou nessa Superliga em 2009 e 2011. Há um ano, em Dublin, a seleção foi quinta na I Liga.