A Associação de Ténis Profissional (ATP) decidiu, nesta segunda-feira, agravar o castigo aplicado a Nick Kyrgios. Em causa está o comportamento do tenista australiano na partida frente a Zverev, a contar para a segunda ronda do Masters de Shangai.

Recorde-se que Kyrgios foi acusado pela ATP de falta de esforço e conduta antidesportiva, depois de praticamente ter desistido de jogar e se ter envolvido numa discussão acesa com um adepto.

O jovem jogador tinha inicialmente sido punido em 15 mil euros, mas o organismo que regula o ténis mundial tornou mais pesado o castigo, suspendendo o australiano por oito semanas e aplicando nova multa de 22.700 Euros.

No entanto, se Kyrgios aceitar ser seguido por um psicólogo desportivo ou concordar com um plano semelhante previamente aprovado pela ATP, a pena será reduzida para três semanas. 

O tenista já reagiu e pediu desculpa aos adeptos, através do seu site pessoal, justificando a atitude com «desgaste físico e mental». Para Kyrgios, «esta foi uma longa temporada, com muitas lesões e desafios», o que dificultou o final de época. O jogador reconhece ainda o valor dos fãs que são «a razão do sucesso do desporto» e aponta a um regresso forte em 2017.