O tenista grego Stefanos Tsitsipas venceu, neste domingo, o ATP Finals, ao derrotar o austríaco Dominic Thiem por 6-7 (6-8), 6-2 e 7-6 (7-4).

Aos 21 anos, o vencedor da última edição do Estoril Open, torna-se assim no mais novo a conquistar o torneio que junta os oito melhores tenistas do ano, desde Lleyton Hewitt, há 18 anos, venceu o torneio, com 20 anos.

Apesar de ter decidido o jogo em três sets, o sexto classificado do ranking ATP precisou mais de duas horas e meia para derrotar o tenista que surge à sua frente na classificação mundial.

Tsitsipas assumiu no final não saber onde foi buscar forças para um jogo tão intenso, ainda para mais depois de um primeiro set decidido apenas num equilibrado tie break.

«Não tenho ideia de como joguei tão bem no segundo ‘set’. Foi muito frustrante para mim estar a lidar com esses nervos pela primeira vez num evento tão grande. Eu estava acabado [no terceiro set], não conseguia aguentar, mas as coisas foram decididas no ‘tie-break’ e estou muito aliviado por este excelente desempenho. Lutei e não desisti.»