A seleção portuguesa de andebol de sub-21 vai disputar o Mundial do Brasil2015, de 20 de julho a 02 de agosto, juntamente com Espanha, Roménia, Sérvia, Qatar e Angola, ditou o sorteio, realizado em Belo Horizonte esta quinta-feira.

«É muito interessante estar presente no Mundial, vamos ter jogos de competitividade muito elevada e isso é sempre muito bom para a experiência e o crescimento dos jogadores», defendeu o selecionador nacional de sub-21 Luís Monteiro.

Portugal chegou ao Campeonato do Mundo de sub-21 em substituição do representante da Oceânia, que não se fez representar entre as 24 seleções participantes na competição a decorrer no Brasil.

A Federação Internacional de Andebol (IHF) entendeu, de acordo com os seus regulamentos e baseada nos resultados no último Mundial de juniores, atribuir esse lugar à federação continental da europa, que indicou Portugal, como segundo melhor classificado nos grupos de apuramento.

O sorteio realizado em Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, colocou Portugal no Grupo B, ao qual se juntaram as seleções de Espanha - com quem a seleção das ‘quinas’ disputou a qualificação, em janeiro deste ano - Roménia, Sérvia, Qatar e Angola.

O Brasil, enquanto país organizador, teve o direito de escolher o grupo para disputar a primeira fase da prova, recaindo a escolha no grupo D, com Alemanha, Egito, Noruega, Uruguai e Japão.

Realizado o sorteio, ficou ainda determinado que os grupos A e B vão disputar a primeira fase na cidade de Uberlândia e os grupos C e B vão instalar-se na cidade ‘vizinha’ Uberaba.

Os quatro grupos ficaram assim compostos:

Grupo A: Suécia, Rússia, Holanda, Tunísia, Bielorrússia e Paraguai.

Grupo B: Espanha, Roménia, Sérvia, Qatar, Angola e PORTUGAL.

Grupo C: Dinamarca – campeão do mundo de sub-19 -, França, Argentina, Chile, Coreia e Argélia.

Grupo D: Alemanha, Brasil, Egipto, Noruega, Uruguai e Japão.