O ciclista Domingos Gonçalves sagrou-se esta sexta-feira campeão nacional de contrarrelógio de elite. O corredor da Rp-Boavista bateu Rafael Reis por cinco segundos e Sérgio Paulinho por 20, nos campeonatos de ciclismo de estrada, que tiveram lugar em Santa Maria da Feira.

Irmão gémeo de José Gonçalves, vencedor da prova holandesa Ster ZLM no passado domingo, Domingos Gonçalves terminou os quase 34 quilómetros do percurso em 42.19 minutos, triunfando pela primeira vez no ciclismo nacional.

«Pelo menos pódio tinha de conseguir fazer, consegui ganhar, é muito bom para a equipa e estamos todos de parabéns. É uma vitória importante. Já tinha festejado a vitória do meu irmão, não devia ter festejado, porque hoje senti esses festejos, mas correu bem e consegui ganhar"» afirmou o atleta de 28 anos aos jornalistas.

Por sua vez, vice-campeão Rafael Reis considerou o segundo lugar «bastante positivo», aproveitando para congratular o vencedor. Ainda assim, o atleta assumiu que queria ser primeiro.

Já o veterano Sérgio Paulinho, de 37 anos, medalha de prata nos Jogos Olímpicos em Atenas, valorizou o terceiro lugar alcançado.

«Foi bastante positivo. Fazer terceiro no campeonato nacional de contrarrelógio, para mim tem um significado bastante bom, quer dizer que a minha forma tem vindo a evoluir e agora é pensar na Volta a Portugal. Para mim, foi um resultado muito muito positivo», esclareceu.

A corrida ficou marcada pela falta de comparência do tricampeão Nélson Oliveira, devido a uma falha de comunicação entre organização e o atleta que não se apresentou atempadamente.

Os campeonatos nacionais de ciclismo de estrada vão prosseguir este sábado e domingo, em Gondomar, com a realização das provas em linha de sub-23 e elite.

Classificação:
Domingos Gonçalves (RP-Boavista), 42.19 minutos
Rafael Reis (Caja Rural-Seguros RGA), a 5 segundos
Sérgio Paulinho (Efapel), a 20 segundos
José Mendes (Bora-Hansgrohe), a 28 segundos
Ricardo Vilela (Manzana Postobon), a 1.02 minutos.