Sporting, em femininos, e Benfica, em masculinos, sagraram-se vice-campeões europeus de atletismo em pista este domingo, após a competição que se realizou em Vila Real de Santo António.

Os italianos do Fiamme Gialle revalidaram o título, enquanto que, no setor feminino, a ausência do Luch, de Moscovo, abriu o caminho à vitória das espanholas do Valência Terra i Mar.

O Sporting chegou a liderar na primeira jornada, perdendo o comando na desclassificação dos 4x100 metros, mas hoje as espanholas confirmaram a superioridade, ganhando com 111 pontos, contra 98,5 das "leoas". Com 90 pontos, o Enka, da Turquia, fechou o pódio.

Líder desde a primeira prova disputada, o Fiamme Gialle encerrou com 124,5 pontos, contra 111,5 do Benfica. Em terceiro ficou o Playas de Castellon, com 106 pontos.

Em termos individuais, há a destacar, por parte das equipas lusas, os triunfos de Irina Rodrigues (lançamento do disco), Diogo Ferreira (salto com vara) e Marco Fortes (lançamento do peso).

Com um lançamento de 56,92 metros no disco, Irina Rodrigues confirmou os mínimos para os Europeus de atletismo e registou a marca mais interessante entre os atletas portugueses.