Frederico ‘Kikas’ Morais está confirmado para a primeira etapa da liga portuguesa de surf após uma ausência de dois anos para competir no circuito mundial (CT).

Detentor de dois títulos nacionais (2013 e 2015) e recordista de vitórias em etapas na liga nacional, com 12 triunfos, Kikas vai regressar de 01 a 03 de março a Ribeira d’Ilhas, Ericeira.

«É com muito prazer que vou competir, pelo menos nesta primeira etapa, uma vez que o meu calendário de competição assim o permite. Nunca escondi o orgulho e o prazer que tenho em competir em casa, nas nossas praias», disse Francisco Morais. 

O português, que iniciou a temporada no Brasil, na prova de Fernando Noronha, do circuito de qualificação (QS), na qual ficou na 37.ª posição, vai competir agora na Ericeira, partindo, depois, para a Austrália onde vai disputar uma série de campeonatos. 

«O regresso de Frederico às competições nacionais será mais um ponto de interesse no arranque da Liga, elevando o nível de competição dentro de água, assim como ajudando a transferir conhecimento e experiência para todos os que ambicionam atingir voos mais altos a nível internacional», assinalou a Associação Nacional de Surfistas (ANS) em declarações à Lusa. 

A primeira etapa prova está marcada para a Ericeira, na Praia de Ribeira d’Ilhas (01 a 03 de março), seguindo-se a Figueira da Foz (29 e 31 de março), o Porto (17 a 19 de maio), o Algarve (21 a 23 de junho) e, por fim, Cascais (03 a 05 de outubro). 

Miguel Blanco e Camilla Kemp são os campeões nacionais de 2018 e já asseguraram que vão lutar pela revalidação do título.