A antiga ginasta Olga Korbut, que representou a ex-União Soviética em duas edições de Jogos Olímpicos, vendeu as medalhas conquistadas em Munique 1972 por cerca de 200 mil euros, anunciou uma leiloeira norte-americana.

A antiga ginasta, que em Munique1972 conquistou três medalhas de ouro – por equipas, na trave, e no solo - foi obrigada a vender as medalhas devido a problemas financeiros que lhe têm trazido problemas há vários anos. Chegou a ser despejada de casa onde vivia na Geórgia, Estados Unidos, onde foram depois encontradas notas falsas pela polícia, e a ser detida por furto num supermercado. 

Conhecida como «o pássaro de Minsk», Olga Korbut, que arrecadou ainda a prata nas barras assimétricas, também em Munique, e na trave, em Montreal1976, vive nos Estados Unidos desde 1991.

A antiga ginasta, agora com cidadania bielorrussa, tornou-se, aos 17 anos nos Jogos Munique1972, a primeira ginasta a executar um salto mortal de costas na trave.

Korbut, de 61 anos, vendeu duas medalhas de ouro e uma de prata, pois uma das de ouro conquistadas na Alemanha já lhe tinha sido roubada. Além disso, vendeu ainda alguns fatos e prémios que recebeu ao longo da carreira, incluindo medalhas soviéticas.