O Belenenses foi, esta segunda-feira, declarado campeão nacional da época 2017/18 pela Federação Portuguesa de Râguebi (FPR).

A decisão surge na sequência da falta de comparência aplicada às equipas de Agronomia e Direito, despromovidas ao último escalão competitivo da modalidade na próxima época desportiva.

Recorde-se que, a 28 de abril, o encontro entre Agronomia e Direito, das meias-finais do campeonato nacional, ficou marcado por confrontos nas bancadas no campo da Tapada da Ajuda, em Lisboa.

O jogo foi arbitrado por uma pessoa recrutada das bancadas, dada a ausência da equipa de arbitragem. Onze jogadores e um dirigente acabaram suspensos.

«Após ter sido aprovada em reunião de Direção da Federação Portuguesa de Rugby, iniciada em 29 de maio e concluída em 31 de maio de 2018, a aplicação de falta de comparência não justificada a AEIS Agronomia e a GD Direito no jogo das meias-finais do Campeonato Nacional 1 (CN1) realizado a 28 de abril de 2018, o que determina a aplicação da sanção de derrota na respetiva partida a ambos os clubes e o consequente cancelamento definitivo da Final do CN1, o CF Belenenses, em estrito cumprimento do disposto nos regulamentos, é declarado vencedor do CN1 na temporada 2017-18», pode ler-se, no comunicado da FPR.